Oceano de Marte deve ter sido absolutamente gigantesco

06/06/2017 às 11:251 min de leitura

Em 2015, a NASA desvendou um dos maiores mistérios do Sistema Solar: existe (ou ao menos já existiu) água e sal na superfície de Marte. Agora, qual seria o tamanho dessa massa aquática? De acordo com novas pesquisas, o Planeta Vermelho teria um volume de água realmente grande!

O estudo foi coordenado pelo professor Wei Luo, da Universidade do Norte de Illinois (EUA), e publicado pela Natura Communications. Segundo Luo, Marte já teve 686 quatrilhões de metros cúbicos de água, ou seja, 10 vezes mais do que supunham os cientistas. Para efeito comparativo, atualmente a Terra está com o dobro dessa quantidade (1.390 quatrilhões de metros cúbicos).

Acredita-se que essa enorme quantidade de água explique a existência de lugares como o Valles Marineris, o maior cânion do Sistema Solar: como a temperatura do planeta é muito alta, provavelmente a água deve ter evaporado e precipitado na forma de chuva inúmeras vezes, em um processo ainda mais rápido do que acontece na Terra. Também para comparar, o Grand Canyon, o maior do nosso planeta, é 10 vezes menor do que o Valles Marineris.

Professor  Wei Luo posa diante dos resultados de sua pesquisa

Outro dado curioso em relação aos cânions e vales é que eles são estimados em 3 bilhões de anos, ou seja, muito perto da estimativa dos cientistas de quando Marte deixou de ter um campo magnético e teve toda a sua água evaporada.

Apesar de essa nova teoria propor um oceano gigantesco em Marte, ainda é preciso ter cautela: não existe qualquer comprovação de que ele de fato existiu nas dimensões imaginadas por Luo. Os modelos que temos na Terra mostram que o planeta não teria capacidade para um volume tão grande de água, mas será que eles não estão defasados? Só o tempo para comprovar...

Gráfico mostra Marte hoje e nos possíveis tempos do megaoceano

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: