Redemoinhos podem ser responsáveis por metano em Marte

Descargas elétricas sobre o solo congelado de Marte podem ser o fenômeno responsável pela criação de metano no Planeta Vermelho, mistério que sempre intrigou os cientistas.
Por Felipe Arruda em 14/09/2012

Redemoinho em Marte fotografado pela sonda Spirit (Fonte da imagem: NASA)

Apesar de abundante, cientistas nunca chegaram a um consenso sobre a causa da produção de metano no Planeta Vermelho. Agora, pesquisadores sugerem que o gás esteja sendo criado com a ajuda de redemoinhos, fenômeno natural muito comum na superfície de Marte.

De acordo com o trabalho liderado por Arturo Robledo-Martinez, da Universidade Autônoma Metropolitana de Azcapotzalco, no México, é provável que o metano esteja sendo criado pelo efeito de descargas elétricas sobre superfícies congeladas. O artigo publicado por Martinez explica que essas “descargas, causadas pela eletrificação de redemoinhos e tempestades de areia, ionizam moléculas de água e de gás carbônico, recombinando-as em metano”.

Simulações de laboratório demonstraram que as descargas elétricas agindo sobre amostras de gelo em uma atmosfera marciana sintética produziram cerca de 1,41 x 1016moléculas de metano por joule de energia aplicada. Isso condiz com o fato de que o metano tem uma vida limitada na atmosfera marciana, durante apenas algumas centenas de anos. Sendo assim, é necessário um processo que renove essa reserva constantemente.

Fonte: Phys.org

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!

Comentários (0)