Confira 6 imagens de Marte capazes de enganar seus olhos

14/06/2013 às 13:092 min de leitura

Todos estão ansiosos por mais informações que as câmeras da Curiosity estão fornecendo para nós, pobres terráqueos. Outras sondas e satélites já capturaram fotos de Marte, porém não tão claras e límpidas como as da Curiosity. Essas imagens, muitas vezes, causaram certa polêmica por parecerem trazer elementos alienígenas ou informações inesperadas.

A percepção e interpretação de diferentes formatos em outras fisionomias possui um nome específico: pareidolia. Esse fenômeno é conhecido pela representação de desenhos que simbolizam algo que não são – como olhar para o céu e enxergar desenhos nas nuvens. Os casos listados aqui são todos exemplos de pareidolia.

Confira algumas dessas imagens e suas mais diferentes interpretações:

1 – As faces de Marte

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

É difícil não se impressionar com esses, aparentes, rostos na superfície de Marte. Por algum tempo, inúmeras pessoas acreditaram que essas formas eram máscaras alienígenas jogadas pelo chão do planeta. Fato um tanto questionável, pois se trata de um truque de iluminação e sombras que formam os desenhos que contornam essas pedras.

2 – Roedor astronauta

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Essa imagem recentemente registrada pela sonda Curiosity mostra um, supostamente, ratinho perambulando pela superfície marciana. Depois de algumas avaliações, foi constatado que não esse não é um roedor espacial, porém uma rocha com formatos diferentes que proporcionaram essa inesperada ilusão.

3 – As colinas arborizadas de Marte

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Ao olhar para essa imagem você pode achar que está enxergando colinas rosadas e algumas árvores alienígenas. Porém, trata-se de outra ilusão de ótica. As aparentes árvores são canais de matérias escuras que estão sendo expelidas pelas dunas do polo norte marciano. Essas lâminas se originam com o derretimento do gelo e com a sublimação do dióxido de carbono, fato que ocorre quando o hemisfério norte entra no verão.

4 – Caminhantes marcianos

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Essa imagem mostra um aparente humanoide caminhando pelas areias de Marte. É claro que é só mais uma rocha, porém o ângulo da foto permite que imaginemos um pouco além disso.  Esse caminhante é, na realidade, extremamente pequeno, possuindo menos de seis centímetros de altura. 

5 – Artefatos alienígenas

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

A geografia de Marte é bastante irregular, repleta de depressões, desertos e rochas. Essa imagem, captada pela sonda Opportunity, exibe um terreno acidentado com algumas formas curiosas. Com algum esforço, você pode enxergar uma silhueta de um suposto faraó, como se fosse esculpida na parede. Será que realmente foram os marcianos que ajudaram na ascensão do Egito?

6 – Crateras felizes

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

A foto dessa cratera marciana foi capturada em 1999, exibindo um grande sorriso para nós terráqueos. Os dois olhos e a boca só podem ser contemplados de muito longe, já que toda essa cratera possui mais de 230 quilômetros de extensão.

Os mistérios de Marte são inúmeros, pois há muito que descobrir desse distante planeta. Talvez seja por isso que imaginamos tantas coisas sobre esse desconhecido lugar. E você, conhece outras imagens estranhas de Marte e deseja compartilhar?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: