Saiba fatos e curiosidades sobre Marte, o Planeta Vermelho

06/04/2015 às 12:003 min de leitura

Em mais um artigo da série dos planetas do Sistema Solar — em que você já pôde conhecer mais sobre Júpiter, Saturno, Netuno, Urano, Mercúrio e Vênus —, hoje vamos lhe apresentar mais informações e características sobre Marte, o famoso Planeta Vermelho, que é o quarto a partir do Sol.  

Marte ganhou esse título, pois a sua cor avermelhada se deve ao óxido de ferro presente em seu solo: tanto na terra quanto nas rochas que cobrem toda a sua superfície. Devido também à sua cor é que Marte ganhou esse nome após os romanos acharem seu tom “sangrento” e, por isso, o batizaram com o nome do seu deus da guerra.

Composição e estrutura

Para conhecer melhor sobre Marte, vamos descrever qual é a composição do planeta em todos os seus aspectos.

Segundo o Space.com, no que diz respeito à atmosfera, ela é formada (em volume) por: 95,32% de dióxido de carbono, 2,7% de nitrogênio, 1,6%, argônio 0,13% de oxigênio, 0,08% de monóxido de carbono, pequenas quantidades de água, óxido de nitrogênio, neon, hidrogênio deutério e oxigênio, criptônio e xenônio.

Em se tratando de campo magnético, uma curiosidade: Marte não tem um total, mas há certas áreas de sua crosta que podem ser, pelo menos, dez vezes mais fortemente magnetizadas que qualquer medida na Terra, sendo resquícios de um campo magnético global antigo.

Sobre a composição de sua estrutura sólida, Marte provavelmente tem um núcleo composto por ferro, níquel e enxofre. Já o seu manto, os cientistas acreditam que seja similar ao da Terra em que é principalmente composto de peridotito, uma rocha que é composta principalmente por silício, oxigênio, ferro e magnésio. E, por fim, a crosta é composta em grande parte por basalto vulcânico.

Geologia e clima

Por ter uma atmosfera mais “fina”, ou seja, bem menos densa do que dos outros planetas, é impossível existir água na forma líquida na superfície de Marte. Portanto, por lá, tudo é bastante seco como um deserto.

É em Marte também que está localizada a montanha mais alta do Sistema Solar, o Monte Olimpo, que tem aproximadamente 27 quilômetros de altura e 600 quilômetros de diâmetro, sendo cerca de três vezes mais alta que o Monte Everest. O Monte Olimpo, na verdade, era um vulcão, que foi criado por erupções de lava que fluíram para longas distâncias antes de se solidificar.

O Planeta Vermelho também abriga o sistema de cânions mais longo e profundo do Sistema Solar: o Valles Marineris. A área ganhou esse nome depois que a sonda Mariner 9 a descobriu em 1971, situando-se no equador do planeta, a leste do planalto de Tharsis.

Com mais de quatro mil quilômetros de extensão, a região do Valles Marineris alcança ainda duzentos quilômetros de largura e sete quilômetros de profundidade, sendo o maior sistema de cânions conhecido, superando ainda todos os cânions da Terra — exceto em relação ao profundo vale submarino de 16 mil quilômetros na região meso-atlântica.

Além dessas formações geológicas, Marte tem ainda canais, vales e ravinas que sugerem que a água em estado líquido pode ter corrido por toda a superfície do planeta em algum momento de sua existência.

No que diz respeito à sua temperatura, Marte é muito mais fria do que a Terra devido em grande parte a sua maior distância do Sol. A temperatura média por lá é de cerca de -60°C negativos, podendo cair ainda mais perto dos polos durante o inverno, mas chegando a 20°C nas suas regiões equatoriais.

Atmosfera e órbita

Conforme citamos acima, a atmosfera de Marte é considerada “fina”, pois o planeta perdeu sua magnetosfera há quatro bilhões de anos. Por essa razão, o vento solar diminuiu a densidade atmosférica, removendo átomos da camada exterior. Para fins de comparação, a atmosfera marciana é cem vezes menos densa do que a da Terra, mas ainda assim suporta mudanças do tempo, nuvens e ventos.

Outra curiosidade sobre o comportamento climático do Planeta Vermelho é que ele possui as maiores tempestades de areia do Sistema Solar e podem durar meses. Grandes bolsões de ar quente fluem em direção a regiões mais frias, gerando os ventos, que levantam mais poeira do chão, que por sua vez aquece a atmosfera, aumentando os ventos e levantando mais poeira em um ciclo quase que contínuo.

A órbita de Marte em torno do Sol é oval e mais alongada do que o de qualquer dos outros planetas maiores.

Futuras missões

Além das explorações com as sondas e os famosos robôs exploratórios Opportunity e Curiosity, algumas missões para o Planeta Vermelho estão sendo planejadas, sendo que o projeto Mars One é o mais famoso. Você pode conferir vários aspectos sobre esse projeto de uma empresa holandesa em um dos vários artigos aqui do Mega Curioso.

Mais curiosidades

  • A gravidade na superfície de Marte é de cerca de 37% a gravidade encontrada na Terra. Isto significa que em Marte você poderia, em teoria, saltar três vezes mais alto do que você poderia na Terra;
  • Apenas 16 das 39 missões a Marte foram bem sucedidas. Em 2016, a Exobiology, projeto exploratório da Europa, irá ao planeta em busca de sinais de vida e para estudar a superfície e o terreno do planeta, além de mapear potenciais riscos ambientais para futuras missões tripuladas a Marte;
  • Você sabia que vestígios de Marte foram encontrados na Terra? Acredita-se que quantidades vestigiais da atmosfera marciana estavam dentro de meteoritos que o planeta lançou. Estes meteoritos teriam orbitado o Sistema Solar por milhões de anos antes de finalmente entrar na atmosfera da Terra e atingir o nosso solo. O estudo deste material permitiu aos cientistas descobrir mais sobre Marte antes de lançar missões espaciais;
  • Com exceção da Terra, Marte é o planeta mais hospitaleiro para a vida. Como dissemos acima, uma série de missões espaciais estão sendo planejadas para a próxima década a fim de aumentar ainda mais a nossa compreensão sobre o planeta, além de saber qual o seu potencial para a vida extraterrestre e se pode ser um planeta viável para uma colônia terráquea.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: