Veja 5 unidades de medida bem diferentes das que você conhece

08/05/2018 às 04:292 min de leitura

Você já deve ter aprendido alguma coisa sobre unidades de medida na escola: centímetro, metro, quilo, grama, segundo, minuto e por aí vai. Mas essas medidas não são sempre padronizadas; você pode não saber, mas existem algumas unidades de medida completamente bizarras utilizadas em todo o mundo. Confira:

1 – Ah, os britânicos...

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

A galera da terra da rainha Elizabeth costuma medir por comparação. Lá, é comum que se ouça expressões como “do comprimento de um ônibus” ou “do tamanho de duas piscinas olímpicas”. Se você acha que isso é tudo, saiba que quando uma região é maior do que um ônibus ou uma piscina olímpica – muito maior, no caso – algumas vezes é comum ouvir “do tamanho de um País de Gales” ou “duas Bélgicas”.

Detalhe: o País de Gales é usado geralmente para algo mais local e Bélgica para medidas internacionais. Que confusão, hein, Grã Bretanha!

2 – Segundo-barba

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Pois é. Primeiro tem a questão do segundo, que é aquela medida de tempo que você conhece bem. A barba está junto por brincadeira, mas faz sentido. E o que é um segundo-barba? Bem, essa medida bizarra é usada na Física e representa um comprimento muito pequeno, definido pela distância que um pelo de barba cresce por segundo. Você sabia que isso existia?

Um segundo-barba é classificado geralmente como 5 nanômetros. Essa conta leva em consideração o fato de que um ano é formado por 31,5 milhões de segundos e que uma barba “normal” cresce, em média, 15 centímetros por ano.

3 – Banana

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Cada banana que você come está contaminada com uma quantia minúscula de radiação, sabia? Uma fruta dessa contém 0,1 microsieverts de radiação (o sievert é a unidade-padrão para medir o efeito biológico da radiação), e essa dose é considerada inofensiva, fique tranquilo. A questão é que a banana acabou virando uma medida. Só para você ter ideia, para receber a radiação liberada no desastre de Fukushima, você deveria comer 76 milhões de bananas.

4 – Savart

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Essa unidade de medida está em nossa lista pela complexidade, então vamos lá: acompanhe-nos com calma – se você for músico, melhor. Um savart é a unidade que corresponde a 1/301 de um oitavo, que é um intervalo musical que separa em duas uma mesma nota. E aí, deu pra entender?

5 – Erlangs

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Essa unidade de nome estranho é bastante usada por você e por todos à sua volta diariamente, afinal, erlangs medem o fluxo de telecomunicações, sendo que um erlang é correspondente a uma hora de tráfego contínuo por caminho de voz.

Essas medidas são fundamentais para que engenheiros compreendam os padrões de telecomunicação em todo o mundo e possam aprimorar seus mecanismos e evitar que grandes fluxos provoquem instabilidade nas redes. O nome da unidade é uma homenagem a Agner Klarup Erlang, que criou sozinho e à mão todo o campo de análise de rede telefônica.

*Publicado originalmente em 10/12/2013.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: