5 provas científicas de que é importante ter amigos

29/09/2016 às 04:442 min de leitura

1 – Ter amigos faz de você uma pessoa mais saudável

Praticar atividades físicas, dormir bem e cuidar da alimentação são atitudes fundamentais para quem quer ter a saúde em dia, e isso é bastante óbvio. O que nem todo mundo sabe quando o assunto é saúde, no entanto, é que ter bons amigos também nos deixa saudáveis. A verdade é que pessoas que não têm muita interação social geralmente apresentam maiores índices de pressão arterial, mais gordura abdominal e tendem a apresentar mais respostas inflamatórias.

Pesquisas anteriores já tinham mostrado também que ter amigos fortalece nosso sistema imunológico, reduz o risco de infecções, ajuda a manter uma boa saúde cardíaca e diminui as chances de acidente vascular cerebral (AVC).

2 – Amigos nos fazem viver mais

Uma análise recente de 150 estudos sobre relacionamentos sociais e longevidade concluiu que, independente da idade, as chances de uma pessoa que convive com seus amigos morrer, por qualquer motivo, diminui em até 50%, indicando também que a solidão não é, definitivamente, um bom negócio. Ter momentos de solidão é mais do que válido, mas não ter qualquer tipo de interação social mais intensa é perigoso.

Um estudo australiano, realizado ao longo de 10 anos, revelou que, entre um grande grupo de idosos, os que viviam entre amigos tinham 22% a mais de chances de sobreviver em relação aos que não faziam parte de qualquer panelinha.

3 – Amigos são importantes para quem já está doente

Bons amigos não apenas reduzem o risco do aparecimento de algumas doenças, mas também fazem com que uma pessoa já doente não tenha piora em seu quadro clínico. Essa relação foi documentada em uma pesquisa que analisou a saúde de mulheres com câncer de mama: aquelas sem amigos tinham 34% a mais de chances de morrer em comparação com as pacientes que contavam com laços sociais mais fortes.

Já um estudo divulgado pelo Journal of the American Heart Association revelou que pacientes que tiveram ataques cardíacos tendiam a apresentar piora clínica em termos de saúde mental quando não tinham amigos. Em relação à saúde dos rins, pacientes que fazem diálise e não têm amigos tendem a não seguir as recomendações médicas e seus quadros clínicos pioram.

4 – Ter amigos faz com que você tenha um bom desenvolvimento cerebral

Preocupados de plantão, talvez esteja na hora de fazer novos amigos, afinal o que se sabe é que interagir com a galera por pelo menos 10 minutos ao dia já melhora sua capacidade cerebral na hora de solucionar problemas. Não ter amigos, no entanto, reduz a atividade cognitiva do cérebro, especialmente com o passar do tempo. Ter amigos e interagir com eles também reduz as chances de uma pessoa desenvolver demência na terceira idade.

5 – Socializar melhora a qualidade do seu sono

Cientistas da Universidade de Chicago descobriram que pessoas isoladas e que não têm amigos tendem a ter dificuldades para pegar no sono e geralmente são aquelas que se mexem muito quando estão deitadas na cama. Em termos numéricos, para cada unidade de solidão a mais, há um aumento de 8% da agitação durante o sono.

***

Agora é a sua vez: marque nos comentários aquele ou aquela amiga que está com você em todos os momentos. Depois, é claro, já aproveitem a deixa para marcar a próxima reuniãozinha da galera.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: