8 problemas de saúde comuns em quem dorme mal

24/01/2017 às 05:382 min de leitura

1 – Resfriados

Se você vive resfriado e tem a sensação de que suas vias respiratórias simplesmente bugaram, pode ser que esteja na hora de regularizar seu tempo de sono. Só para você ter ideia, dormir menos do que sete horas por noite aumenta em até três vezes as suas chances de pegar a infecção.

2 – Problemas digestivos

A falta de sono nos faz ter sintomas de doença inflamatória intestinal e também nos causa refluxo. Com o tempo, esses problemas podem se tornar crônicos – em relação às pessoas que já têm a doença de Crohn, o que se sabe é que elas são duas vezes mais propensas a recair se não dormirem o suficiente.

3 – Irritabilidade e alterações de humor

Sem dúvida e já com comprovação científica, uma coisa é fato: quando não dormimos bem, nosso humor fica instável e temos mais momentos de irritabilidade e volatilidade emocional. Em termos de irritação, tendemos a perder a cabeça quando alguém nos interrompe durante a realização de uma tarefa com muito mais facilidade depois de uma noite ruim de sono.

4 – Dores de cabeça e enxaqueca

Pode reparar: depois de uma noite mal dormida, seu dia fica menos produtivo, você se sente mais irritado e, para piorar, sua cabeça parece que vai explodir. Não se sabe exatamente por que a privação de sono causa dores de cabeça e até mesmo crises de enxaqueca, mas a conexão entre privação de sono e essas dores é algo que realmente existe. Até 58% das pessoas com apneia do sono relatam casos de cefaleia.

5 – Dificuldade de aprendizagem

Quando não dormimos bem o suficiente, nosso cérebro fica com dificuldade para armazenar novas informações e, por consequência, para se lembrar delas depois. Essa questão é tão séria que muitos cientistas já defendem a ideia de que crianças e adolescentes deveriam ter a primeira aula na escola apenas às 8h30, já que, dessa maneira, teriam um melhor aprendizado.

6 – Baixa libido

Dormir bem é fundamental para ter uma vida sexual saudável e, inclusive, para conseguir manter uma boa frequência sexual. A privação do sono está, portanto, relacionada com a diminuição da libido e com a disfunção sexual.

7 – Visão turva

Depois de uma noite de pouco sono, é comum que a pessoa fique com alguns problemas de vista e tenha dificuldade de focar sua visão, especialmente na hora de ler alguma coisa. Quanto mais tempo sem dormir, mais dificuldades visuais aparecerão.

8 – Ganho de peso

A falta de uma rotina de sono de qualidade acaba por interferir em nosso sistema de produção hormonal. Esse descontrole é responsável pelo aumento de apetite, nos fazendo ter desejos por alimentos mais calóricos, com altos índices de açúcar e de gordura.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: