O que faz as juntas estalarem?

19/06/2013 às 03:373 min de leitura

Eis aí uma dúvida bastante comum. Afinal, quase todo mundo estala os dedos — ou mesmo diversas juntas, promovendo quase um freak show, em alguns casos —, mas quase ninguém sabe exatamente o que ocorre ali. Quer dizer, em última análise, o que provoca aquele barulho característico?

Uma explicação bastante razoável foi dada por Raymond Brodeur, do Laboratório de Pesquisas em Ergonomia da Universidade Estadual de Michigan, em entrevista ao site da publicação Scientific American. Porém, faz-se necessário algum conhecimento prévio aqui, a fim de compreender como a coisa toda se dá.

Como funcionam as juntas?

Existem várias juntas perpassando todo o corpo humano. Entretanto, aquelas mais associadas aos estalidos são conhecidas como articulações diartrodiais. Tratam-se de dois ossos que mantêm contato entre si por meio de suas superfícies cartilaginosas. Essa cartilagem é recoberta por uma cápsula, dentro da qual há um lubrificante — conhecido como líquido sinovial.

Fonte da imagem: Reprodução/LOC

Essa substância serve como um suprimento de nutrientes para que as células possam manter íntegras as cartilagens das juntas. Adicionalmente, o líquido sinovial também contém diversos gases dissolvidos, tais como o oxigênio, o nitrogênio e o dióxido de carbono.

Estalando os dedos

Conforme a cápsula que envolve a junta se estica, a sua expansão acaba limitada por uma série de fatores. Ao aplicar-se uma força relativamente fraca a ela, um dos impedimentos ao movimento é o volume da junta — formado, conforme se viu, pelo líquido sinovial.

Bem, ocorre que o fluido em questão é incapaz de se expandir, a menos que haja uma alteração de pressão dentro da cápsula, até o ponto em que os gases dissolvidos consigam escapar da solução. Uma vez que isso ocorra, entretanto, os gases deixam a solução, ganhando volume e deixando a junta com mais mobilidade.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Portanto, o barulho característico ouvido ao se “estalarem os dedos” — ou outras partes do corpo — refere-se ao ruído produzido pelos gases ao deixarem, rapidamente, o líquido sinovial, permitindo que a cápsula se alongue um pouco mais.

Por que não se podem estalar os dedos duas vezes seguidas?

Caso um raio X seja tirado antes do estalido, será possível visualizar uma bolha dentro da junta — que tem seu volume aumentado entre 15% e 20%, com 80% de dióxido de carbono. Dessa forma, a junta só poderá ser novamente estalada quando os gases se dissolverem novamente no líquido sinovial.

Por que faz tanto barulho?

A energia envolvida em um estalar de dedos é relativamente pequena: trata-se de 0,1 mili-joule por milímetro cúbico. Isso leva à pergunta inevitável: “Então por que faz tanto barulho?”. Verdade seja dita, ainda não há uma resposta realmente definitiva para essa questão. Mas há algumas candidatas de respeito, sem dúvida.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Estudos têm provado que se tratam, na verdade, de dois sons consecutivos — embora a causa última de ambos ainda seja desconhecida. Acredita-se que o primeiro som produzido refere-se ao gás que escapa da solução — por alteração de pressão (confira acima) —, enquanto o segundo seria o da cápsula que envolve a junta esticando-se ao seu limite.

Também podem ser os tendões

Há também outra fonte de ruído nas juntas. Tratam-se dos tendões e ligamentos próximos às juntas. A fim de provocar movimento, pelo menos um tendão precisa atravessar a junta. Dessa forma, quando a estrutura é posta em movimento, o tendão é obrigado a escorregar rapidamente do seu local original, emitindo um estalo. Esse tipo de ruído é mais comum nos joelhos e nos cotovelos, sobretudo quando nos levantamos de uma cadeira.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Estalar os dedos faz mal?

Eis aqui uma pergunta mais frequente do que aquela relacionada a explicações físicas. Afinal, faz mal sair por aí dando a impressão de ter diversos pares de castanholas espalhados pelo corpo? Novamente, há diversos estudos — levando a várias respostas possíveis.

Um deles não encontrou nenhuma correlação entre a prática e o aparecimento de osteoartrite nas juntas dos dedos. Por outro lado, mostrou-se que estalar repetidamente as juntas pode afetar a elasticidade da cápsula que envolve a junta. Ademais, afirma-se que o hábito pode elevar a sudorese das mãos e, com o tempo, diminuir a força dos músculos.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: