Qual a relação entre o bicarbonato de sódio e o câncer?

13/12/2013 às 13:291 min de leitura

Prepare-se para uma polêmica: um médico italiano afirmou há algum tempo que o câncer pode ser curado com bicarbonato de sódio. A afirmação do Dr. Tullio Simoncini parece surreal e foi contestada por muitos médicos e especialistas (ele foi banido da comunidade médica italiana), enquanto outras pessoas insistem em ficar ao lado dele.

Segundo o Dr. Simoncini, existe uma característica que está presente em praticamente todos os tipos de câncer: as aftas nos pacientes. A tese dele diz que as prováveis causas do câncer são os fungos da espécie Candida, que podem ser tratados com algo relativamente simples: o bicarbonato de sódio. Segundo ele, quando o organismo está mais ácido as doenças se formam com maior facilidade (inclusive o câncer) – fator que pode ser, teoricamente, impedido com seu tratamento com bicarbonato de sódio, que envolve doses orais e intravenosas.

Não parece ser algo tão confiável

O tratamento alternativo chamou bastante atenção, principalmente de pacientes, porém muitos médicos permaneceram céticos e condenaram Dr. Tullio Simoncini por divulgar informações que, aparentemente, não possuem uma base científica que se comprove totalmente (dados específicos nunca foram apresentados por ele). Inclusive, o site oficial da Sociedade Americana de Câncer divulgou um artigo desmistificando as afirmações de Simoncini.

Os cientistas exigem que certas evidências sejam apresentadas para embasar as afirmações sobre as origens de doenças (como o câncer ser originado por fungos Candida e poder ser tratado com bicarbonato), fatos que não foram devidamente comprovados pelo médico italiano. Mesmo assim, muitas pessoas adotam os tratamentos concebidos por Dr. Tullio Simoncini.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: