Pesquisadores criam hidrogel que pode conduzir o crescimento de ossos

12/05/2014 às 10:301 min de leitura

Se você foi uma criança bastante ativa, há grandes chances de que você já tenha quebrado algum osso do seu corpo e visto que o seu organismo consegue consertar fraturas com sucesso — por mais que o tempo de cura possa demorar um pouco. No entanto, em alguns casos mais graves, os ossos acabam se calcificando de forma errada.

Quando isso acontece, o tratamento médico demora ainda mais tempo e passa a ser mais invasivo. Pensando em problemas deste tipo, um grupo de estudiosos da Rice University (Texas, Estados Unidos) embarcou em um projeto que resultou na criação de um novo tipo de hidrogel com a capacidade de “guiar” o crescimento de ossos.

Uma fase de testes bem promissora

Esse novo material, por assim dizer, se mantém líquido em uma temperatura ambiente, mas passa para um estado de semi-solidez quando exposto à temperatura do organismo humano — e isso acontece sem que ele perca a sua forma. Dessa maneira, os cientistas esperam que médicos possam usar o hidrogel para conduzir o “trabalho” dos ossos que estão se regenerando.

Isso seria feito introduzindo o hidrogel no corpo do paciente, sendo que o produto seria enriquecido com células da pessoa em questão — e isso serviria como uma espécie de fôrma para a calcificação. Com o crescimento dos ossos, enzimas são liberadas, sendo que elas vão eliminando todo o hidrogel do organismo, sem a necessidade de uma cirurgia de retirada, por exemplo.

O próximo passo dos estudiosos da Rice University é testar a sua novidade em pessoas que tiveram algum tipo de acidente envolvendo o crânio. Com isso, eles vão poder verificar se a condução da regeneração do osso também acaba funcionando como um estímulo. Além disso, caso haja sucesso, cirurgias cosméticas para o implante de pele na cabeça do paciente acabariam sendo bem mais simples.

Via Tecmundo

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: