Por que os sons da natureza são tão relaxantes?

29/09/2014 às 09:382 min de leitura

Você já se perguntou o motivo de sons como o do vento batendo nas folhas das árvores, de pássaros cantando, das ondas do mar ou da chuva caindo são tão relaxantes? Bem, um dos nossos leitores — o Jhonattan de Almeida Miranda — nos fez essa pergunta e, como somos Mega Curiosos, fomos pesquisar! E descobrimos algumas informações interessantes.

De acordo com Cheryl Tipp, curadora de sons naturais da Biblioteca Britânica, os sons são extremamente evocativos e têm o poder de transportar nossas mentes para outros lugares — e até para momentos específicos de nossas vidas. E é esse poder que nos ajuda a relaxar, fazendo com que as nossas preocupações fiquem em segundo plano, nos levando para bem longe do ambiente caótico no qual nos encontramos.

Desacelerando a mente

Uma das razões disso é que, normalmente, quando escutamos determinado som, imaginamos o local no qual ele é produzido — como um bosque cheio de árvores, uma praia deserta ou uma cabana isolada do mundo barulhento —, e associamos memórias e experiências a esses ruídos. Além disso, alguns sons são universalmente efetivos na hora de alterar a atividade cerebral e ajudar com que nos sintamos mais confortáveis e calmos.

Esses barulhos estão associados aos chamados “ruídos brancos” — ou seja, ruídos resultantes da combinação simultânea de sons de todas as frequências e que se sobrepõem aos barulhos do ambiente e desviam a nossa atenção de um som específico—, já que muitas vezes eles incluem flutuações na frequência e amplitude.

Tipos mais comuns

Entre os mais comuns, além dos que já mencionamos — como o do vento, ondas e da chuva —, estão o de água corrente, grilos, pássaros e madeira queimando na lareira. Outros sons muito usados durante as sessões de relaxamento são o ronronar de gatos, o canto de baleias e barulhos produzidos por golfinhos.

Contudo, embora muita gente se sinta relaxada e adore adormecer ao som da chuva e trovões, há quem se sinta aterrorizado por esses ruídos. Portanto, nem sempre o que funciona para uma pessoa tem o mesmo efeito para outra. Assim, a efetividade de determinados barulhos depende das associações emocionais — e positivas — de cada um.

Aliás, também é possível lançar mão da música para relaxar! Como você sabe — e deve ter visto em várias matérias aqui no Mega Curioso —, diversos estudos já foram realizados a respeito dos efeitos da música sobre nós, e sobre a forma como determinadas melodias são capazes de nos emocionar, motivar fisicamente, aumentar nossa produtividade etc. Sendo assim, por que não escolher uma canção que tenha o poder de deixar você calminho?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: