Ser fumante passivo pode deixar você banguela

13/12/2016 às 10:462 min de leitura

Todos nós sabemos que o cigarro prejudica a saúde em vários aspectos, causando uma infinidade de doenças e agravando condições já existentes em algumas pessoas. No que se refere ao trato oral, o fumo pode causar — além do câncer de boca — a piora dos quadros de gengivite e tártaro, o que pode levar à perda dos dentes se não tratado a tempo.

O que muita gente ainda não sabia é que mesmo quem é fumante passivo — ou seja, uma pessoa que não fuma, mas convive com algum fumante — pode sofrer as mesmas consequências de quem está sempre com um cigarro na boca, podendo também até perder os dentes em decorrência dos problemas na gengiva causados pela fumaça.

Esses dados foram constatados em uma pesquisa divulgada no Daily Mail. Segundo o estudo, realizado por especialistas da Universidade da Carolina do Norte, fumantes passivos são 62% mais propensos a não ter gengivas saudáveis do que aqueles que convivem com quem não fuma.

Ruim para todos

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram os registros médicos de mais de 3 mil jovens de 20 anos que não fumavam. Os voluntários foram então submetidos a exames orais e também forneceram amostras de sangue como parte de um relatório da American National Health and Nutrition Examination do período entre 2009 e 2012.

Feito isso, os cientistas descobriram que 57% desses voluntários haviam sido expostos ao fumo de outras pessoas e 62% destes indivíduos apresentavam problemas de gengiva com consequências potencialmente graves.

A gengivite é uma condição muito comum, em que as gengivas ficam inchadas, podem sangrar e se tornar infeccionadas. Se os casos são tratados adequadamente e, principalmente, se a pessoa para de fumar ou, se for fumante passivo, passa a se policiar enquanto está ao lado de alguém fumando, o quadro tende a regredir e ser curado.

O problema da gengivite provoca retração gengival, enfraquecendo assim o apoio para os dentes, portanto essa é uma das principais causas de perda de dentes entre adultos. O novo estudo foi o primeiro a vincular o tabagismo passivo com a doença em não fumantes.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: