Russo com doença degenerativa pode fazer 1º transplante de cabeça do mundo

13/04/2015 às 11:511 min de leitura

Valery Spiridonov, 30 anos, sofre de uma síndrome rara chamada Werdnig-Hoffmann. A doença genética deteriora e atrofia constantemente todos os músculos do corpo do homem. Apesar da situação ruim, Spiridonov pode tentar resolver o problema através de um procedimento bastante inusitado: um transplante de cabeça.

O Dr. Sergio Canavero, membro do Turin Advanced Neuromodulation Group, afirma desde 2013 que as barreiras técnicas que impediam o método já podem ser contornadas com certa segurança. Segundo ele, um corte limpo na medula espinhal e uma reconexão adequada com a ajuda de um produto químico especial podem permitir que o paciente recupere certa mobilidade no novo corpo.

É possível

Testes recentes em ratos demonstram que o procedimento é possível, mas não há nenhuma cirurgia registrada que prove que o transplante pode funcionar em humanos. Afinal, a cabeça poderia rejeitar o novo corpo, e o corpo também poderia apresentar incompatibilidades com a cabeça.

Apesar dos riscos envolvidos, Valery se voluntariou para servir de cobaia e deve ser oficialmente o primeiro paciente a encarar o desafio. “Se tenho medo? Sim, é claro que tenho. Mas não é apenas muito assustador, é também muito interessante. Você tem que compreender que eu de fato não tenho muitas opções… Se não tentar isso, meu destino vai ser triste. A cada ano minha condição está ficando pior”, explica.

Há controvérsias

Outros médicos especialistas, contudo, não estão muito confiantes de que a operação seja uma boa ideia. Hunt Bätjer, da Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos, afirma que o principal problema é a conexão da medula espinhal e que o paciente poderia ser incapaz de se mover e de respirar sozinho.

Outro médico renomado, Arthur Caplan, também é contrário ao experimento: “Os corpos acabariam se sobrecarregando com muitos caminhos químicos diferentes e ficariam loucos. Não é como se você pudesse desparafusar uma cabeça e recolocá-la em outra pessoa”.

Via EmResumo

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: