Entenda por que médicos chineses implantaram uma mão na perna de um homem

23/07/2015 às 11:572 min de leitura

A medicina é mesmo fabulosa. Saca só esse caso que aconteceu na cidade Changsha, capital da província de Hunan, na China.

Um rapaz, identificado apenas como Zhou, sofreu um acidente na fábrica em que ele trabalhava. No mês de maio, ele teve a mão esquerda decepada em uma máquina com lâminas giratórias. Além disso, a amputação danificou a estrutura de seus músculos, tecidos e tendões, impossibilitando a rápida reimplantação do membro.

Os médicos estimam que um dedo, quando decepado, pode ficar até 10 horas sem irrigação sanguínea e ainda assim ser recolocado com sucesso. Uma mão inteira precisa de uma cirurgia ainda mais rápida, mas a condição de Zhou no momento impedia o procedimento. Ele necessitava de pelo menos um mês para seu corpo estar pronto.

Médicos chineses optaram por um tratamento incomum para preservar a mão do paciente

Procedimento (quase) inédito

Depois de ser atendido e sentenciado a perder o membro, Zhou foi transferido para o Hospital Xiangya, que possui mais recursos tecnológicos. Os médicos de lá falaram que seria possível manter a mão esquerda de Zhou “viva” implantando-a na perna do paciente, até que ele estivesse apto ao reimplante.

O médico Tang Juyu chefiou a equipe de dez cirurgiões que implantou a mão de Zhou em sua perna. Um mês depois, outra cirurgia, que durou 10 horas, permitiu que a mão voltasse ao seu lugar original. Zhou já consegue mexer um pouco os seus dedos, mas com a fisioterapia ele deve recuperar todo o movimento da mão que ele quase perdeu.

Mão esquerda foi colocada na perna do paciente até ele estar apto para o reimplante

Esta é apenas a segunda cirurgia desse tipo no Hospital Xiangya: a primeira foi em dezembro de 2013, quando Xiao Wei perdeu a mão direita também em um acidente de trabalho. Ele também teve o membro implantado temporariamente no tornozelo até estar apto a recebê-lo novamente em seu braço.

Você teria coragem de implantar a sua mão amputada em sua perna? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: