Linguagem corporal: 6 formas de descobrir se uma pessoa está nervosa

26/10/2015 às 12:162 min de leitura

Nós já falamos bastante sobre linguagem corporal aqui no Mega Curioso, e, a cada novo estudo divulgado, fica cada vez mais claro que, sim, nosso corpo fala. E essa comunicação nem precisa ser, necessariamente, via oral. A forma como nos comportamos em relação aos gestos que fazemos durante uma conversa, por exemplo, pode dizer mais do que a própria conversa em si.

Para comprovar isso, a revista Time fez uma lista com alguns sinais de linguagem corporal, que você pode identificar em pessoas que estão nervosas. Aliás, se você faz o tipo nervosinho, pode aprender a se policiar no futuro, se quiser que isso não fique assim tão na cara. Confira:

1 – Tocar o rosto

O ex-agente do FBI Joe Navarro, que é um expert em linguagem corporal, afirma que todo mundo, quando está nervoso ou estressado, costuma tocar em diversas partes da face. Os nervosos costumam, portanto, apertar o rosto, cutucar a bochecha e esfregar a testa. Isso nada mais é do que um mecanismo de defesa: essa pressão ajuda a acalmar a nossa mente.

2 – Piscar com mais frequência

Já é comprovado que, quanto mais nervosa ou estressada uma pessoa está, mais ela vai piscar. O mesmo acontece quando alguém está contando uma bela mentirinha: os olhos piscam muito mais do que normalmente. Como se trata de uma resposta fisiológica automática, a pessoa pode nem perceber que está piscando freneticamente.

3 – Contrair os lábios

A contração labial é outro grande indicativo de estresse psicológico. O gesto pode indicar que a pessoa está mentindo ou, dependendo do caso, que está sob algum tipo de pressão. O especialista em comunicação não verbal, David Givens, explica que essa é uma reação instintiva que visa nos proteger do perigo, seja ele real ou imaginário.

4 – Mexer no cabelo

Aí está mais um gesto que Navarro descreve como um mecanismo de defesa – ou “pacificação”. Ficar enrolando os cabelos o tempo todo é, essencialmente, repetir o mesmo gesto, o que é uma forma de diminuir a ansiedade que se sente. Em casos extremos, essa mania pode virar patológica, fazendo com que algumas pessoas arranquem tufos do próprio cabelo. Se esse for o seu caso, está na hora de procurar ajuda médica.

5 – Contorcer as mãos

Sabe aquela pessoa que a todo o momento fica contorcendo as mãos e espremendo uma contra a outra? É bem possível que ela esteja nervosa. O mesmo vale para quem vive estalando os dedos. Algumas pessoas esfregam as palmas das mãos sem parar – em alguns casos mais extremos, as mãos chegam a sangrar.

A verdade é que fazemos esses movimentos repetitivos como uma forma instintiva de diminuir o nervosismo e a ansiedade. Em muitos casos a pessoa nem se dá conta de que está contorcendo as mãos.

6 – Bocejar incansavelmente

Pode parecer bizarro, mas o movimento que fazemos com a mandíbula quando estamos com sono e bocejamos é capaz de reduzir nossos níveis de estresse. Por isso, pessoas nervosas fazem o mesmo movimento, ainda que não estejam com sono – acredita-se que outros animais também tenham esse tipo de comportamento.

Além do mais, já se sabe que a ansiedade e o estresse deixam o cérebro mais quente. Quando bocejamos, acabamos por regular a temperatura corporal, afinal, trazemos ar frio para dentro do nariz e da boca.

***

E você, conhece outra forma de reconhecer se uma pessoa está nervosa? Conte para a gente nos comentários!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: