Sabia que dormir por apenas 6 horas equivale a passar noites em claro?

21/03/2016 às 11:422 min de leitura

Vai dizer que a sua produtividade não despenca quando você não dorme o suficiente! De acordo com Jill Duffy, do portal Fast Company, um novo estudo revelou que a falta de sono pode ser pior do que imaginamos — e que descansar apensas seis horas por noite durante duas semanas pode ter as mesmas consequências que ser forçado a permanecer acordado por 48 horas seguidas.

Segundo Jill, o estudo foi conduzido com 48 adultos que, por duas semanas, tiveram o período de sono limitado a quatro, seis e oito horas por noite. Durante esses 14 dias, os participantes foram monitorados e realizaram atividades para testar seu tempo de reação e desempenho cognitivo a cada duas horas — a não ser que estivessem dormindo —, e alguns (azarados) foram mantidos acordados por três dias seguidos.

Além disso, durante o período em foram mantidos no laboratório, os participantes também responderam a uma série de questões — relacionadas com seu estado de humor e com os sintomas que a falta de sono provocava.

Resultados

Conforme esperado, os participantes que dormiam oito horas por noite foram os que tiveram o melhor desempenho nos testes, enquanto a performance dos que pertenciam ao grupo que só podia descansar por quatro horas foi indo de mal a pior com o passar dos dias. No entanto, os pesquisadores realmente se surpreenderam com o rendimento do grupo que podia dormir apenas seis horas.

Segundo explicaram, esses participantes foram levando a falta de sono aparentemente numa boa até o décimo dia do estudo, mais ou menos. Contudo, seu desempenho nos testes foi tão baixo nos últimos dias que os resultados foram equivalentes aos do pessoal proibido de dormir. O grupo das quatro horas, por sua vez, também teve uma performance ruim, com a diferença de que a queda na eficiência nos testes ocorreu de forma mais pronunciada e rápida.

Ao avaliar os dados coletados em todos os testes, os pesquisadores concluíram que dormir apenas seis horas por noite durante duas semanas é tão prejudicial quanto ficar dois dias seguidos sem pregar os olhos. Mas isso não foi tudo.

Sono? Que sono?

Algo que chamou atenção dos cientistas foi o fato de esses participantes não reclamarem da falta de sono, mesmo depois de eles apresentarem um desempenho ruim durante os testes. Os que ficaram sem dormir, em contrapartida, reclamaram bastante, classificando seus níveis de sono como sendo gradativamente mais altos ao longo do estudo.

De acordo com os pesquisadores, os experimentos deixam em evidência como as pessoas lidam com a falta de sono, e os resultados sugerem que muita gente nem sequer se dá conta das consequências de não dormir o suficiente. Para piorar, a maioria de nós não consegue “chutar” corretamente quantas horas descansamos por noite — muitas vezes superestimando a quantidade de tempo.

Sendo assim, raros são aqueles que conseguem dizer quão pouco eles dormem por noite e, quando a quantidade de sono não é suficiente, eles acreditam que seu desempenho continua inalterado. E olha que nem é necessário ficar muito tempo sem descansar para que os efeitos sejam notados!

Você é capaz de perceber a sua queda de desempenho quando não dorme o suficiente? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: