Seu pé é gelado? Aqui estão 6 possíveis explicações para isso

17/05/2022 às 08:452 min de leitura

Quando estamos no inverno ou em qualquer dia de temperaturas mais baixas é normal que nossos pés e mãos fiquem frios, mas a questão é: algumas pessoas têm pés gelados a todo o momento, e não importa se estão com várias meias uma em cima da outra e embaixo da coberta. A seguir, descubra alguns fatores que podem estar deixando seus pés sempre congelantes:

1. Doença de Raynaud

A Doença de Raynaud faz com que o paciente sinta os dedos das mãos e dos pés gelados e dormentes, especialmente durante o frio, mas também quando estão vivenciando situações estressantes. Isso ocorre devido a um estreitamento de artérias, o que acaba prejudicando a circulação sanguínea de algumas partes do corpo. A condição é mais comum em mulheres e em pessoas que vivem em regiões muito frias. Em alguns casos, o uso de medicamento para circulação sanguínea é recomendado.

Imagem: Shutterstock

2. Hipotireoidismo

Essa condição acontece quando a tireoide não produz hormônios o suficiente para manter o funcionamento corporal. Os sintomas são fadiga, ganho de peso e problemas de memória, que podem também ser confundidos por sintomas provocados por stress e envelhecimento. Nesses casos, a pele pode ficar fria, seca e com coceiras também. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue, e o tratamento é feito por meio de reposição hormonal.

Imagem: Shutterstock

3. Anemia

A anemia acontece pela falta de glóbulos vermelhos no sangue que compromete o fluxo de oxigênio em seu corpo. Entre os sintomas mais comuns da anemia, estão as sensações de fraqueza e cansaço, dores de cabeça, palidez na pele, tontura e, inclusive, pés e mãos gelados. O tratamento varia conforme o nível da anemia, mas costuma ser à base de reposição de ferro, ácido fólico, vitamina C e vitamina B12.

Imagem: Pixabay

4. Danos neurais em diabéticos

Muitos diabéticos podem apresentar a neuropatia diabética periférica, cujos sintomas incluem dormência, formigamento, dores e frio constante nos pés, nas pernas e nas mãos. As indicações para esses pacientes incluem a prática de exercícios físicos com frequência e, claro, o acompanhamento médico.

Imagem: Shutterstock

5. Outros tipos de neuropatias

Além do diabetes, outros fatores podem provocar danos neurais – entre elas estão lesões e outras condições médicas, como deficiências de vitaminas, doenças renais e do fígado, disfunções metabólicas e até mesmo contato com algum tipo de substância tóxica.

Imagem: Shutterstock

6. Tabagismo

Fumar provoca problemas de circulação, o que está diretamente ligado ao frio sentido nas extremidades do corpo. Em fumantes, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos, o que facilita a formação de coágulos. Os problemas de circulação provocados pelo cigarro podem incluir mãos e pés gelados, doenças de pele, feridas, úlceras e gangrenas.

Imagem: Shutterstock

Se você acha que alguns desses motivos podem explicar o fato de os seus pés estarem gelados sempre, não deixe de procurar ajuda médica.

* Publicado originalmente em 28/04/2016

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: