publicidade

E aí, afinal qual é a cor do vestido que está zerando a internet?

27/02/2015 às 05:383 min de leitura

A internet é realmente uma coisa maravilhosa, até porque é graças a ela que assuntos aparentemente banais conseguem ganhar um destaque absurdo, quando bem aproveitados. O fato é que se você ainda não ouviu alguma coisa sobre o tal vestido de coloração duvidosa, você está por fora.

Tudo começou com uma simples pergunta: “Me ajudem! Este vestido é branco e dourado ou azul e preto?”. Primeiro que a pergunta em si já nos deixa perplexos: como, afinal de contas, alguém pode ficar em dúvida entre essas cores, tão diferentes uma da outra?

A questão é que a foto do tal vestido começou a ser compartilhada incansavelmente, e a internet parece estar dividida entre pessoas que enxergam as cores branco e dourado e entre as que acham que a peça é azul e preta. E agora? Agora a internet está basicamente sendo zerada porque se tem um viral que explodiu de um dia para o outro, esse viral é o caso do vestido de cor indefinida. Aqui estão algumas provas:

Para quem não entendeu a diferença:

A imagem original:

A imagem foi publicada pela primeira vez neste tumblr, mas desde então tem sido replicada incontáveis vezes em sites do mundo todo. Além, é claro, da zoeira que, como todo mundo sabe, nunca acaba.

As explicações para o fato de que as pessoas enxergam o vestido com cores diferentes podem estar, olha só, na Física. Ao que tudo indica, essa divisão de visões está ligada ao fato de que o cérebro humano pode interpretar a luz que chega pela nossa retina de maneiras diferentes, afinal a luz externa chega ao olho de cada pessoa em comprimentos de ondas distintos. É por isso que nossas percepções são diferentes, mas em casos como o do vestido, essa diferença fica extremamente nítida.

Segundo a Wired, que entrevistou um neurologista para explicar melhor a situação, a luz que enxergamos durante o dia muda de cor e o cérebro é quem compensa essa variação, o que explica porque tem gente que enxerga o vestido azul e preto e porque tem quem o veja branco e dourado - cérebros diferentes, conclusões diferentes. Que cor é o vestido para você, no final das contas? Se ainda está difícil decidir, faça este quiz divertidíssimo e depois nos conte qual foi o seu resultado.

E se você quer saber qual é a cor original da roupa, saiba que a BBC publicou a avaliação da expert no assunto, Emma Lynch, que analisou a imagem com o auxílio de um editor de imagens e concluiu que os tons do vestido são azuis e não brancos. Ou seja: a peça é, na verdade, azul e preta. E aí, você a enxergou dessa cor ou seu cérebro resolveu pregar uma pegadinha em sua percepção? Conte para a gente nos comentários!

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: