5 curiosidades interessantes que você talvez desconheça sobre as nuvens

23/03/2017 às 12:342 min de leitura

1 – Gotículas

Ao contrário do que muita gente pensa, as nuvens não são compostas por vapor, isto é, pela água em seu estado gasoso. Na realidade, elas são formadas por minúsculas gotinhas de água e cristaizinhos de gelo que, devido ao seu diminuto tamanho, ficam em suspensão na atmosfera.

2 – Só impressão

Sabia que as nuvens não são brancas? Conforme explicamos no item anterior, elas são formadas por gotículas de água e cristais de gelo — e ambos, como você sabe, são transparentes. Entretanto, nós vemos as nuvens como sendo brancas porque as partículas dispersam a luz em todas as direções, dando às nuvens a coloração esbranquiçada que nós vemos. Esse processo, aliás, é conhecido como Dispersão de Mie.

3 – Elas também não são cinzas

Assim como as nuvens comuns não são brancas, as das tempestades também não são realmente cinzentas. Elas dão a impressão de ter essa tonalidade porque, quando a luz solar atravessa uma nuvem, parte dela fica acaba ficando retida em seu interior.

Mais especificamente, se a nuvem for bastante espessa ou se o tamanho das gotículas de água e cristais de gelo for maior, a retenção da luz também será mais intensa — e é por causa desse processo que, quando olhamos para nuvens carregadas e tempestuosas a partir do solo, elas parecem ser mais escuras e até enegrecidas.

4 – Impurezas

Na verdade, para que as gotinhas — e os cristais de gelo — possam surgir e dar origem às nuvens, é necessário que haja algum tipo de partícula em suspensão, como grãos de poeira, sal marinho e elementos contaminantes. Eles servem de núcleo (os chamados “núcleos de condensação”) ao redor do qual a água se acumula e produz as gotas que, eventualmente, caem na Terra na forma de chuva.

5 – Nuvens terrenas

Sabe a névoa? Ela nada mais é do que uma nuvem que se encontra perto do solo e, para que ela se forme, é necessário que não haja muito vento e que exista bastante umidade no ar, seja por causa da proximidade com o mar ou algum rio ou resultante das baixas temperaturas do inverno.

Esta lista foi elaborada com base em um artigo publicado por Daniel Santos, do portal El País.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: