Novo tipo de nuvem pode ter sido identificado por meteorologistas

13/10/2014 às 05:111 min de leitura

A maioria das pessoas quando olha para as nuvens provavelmente tenta adivinhar se vai chover ou, quem sabe, fica identificando figuras formadas por elas no céu. No entanto, existe toda uma classificação para esses conjuntos, baseadas em sua constituição, altura, desenvolvimento e aparência. Inclusive existe um atlas — o International Cloud Atlas — que foi publicado em 1896 onde elas são divididas em 10 gêneros, 26 espécies e 31 variedades!

Aliás, desde 1951 nenhum tipo novo de nuvem foi incluído no livro, mas, de acordo com o Discovery News, essa história pode mudar em breve. Segundo a publicação, especialistas e entusiastas propuseram à Organização Meteorológica Mundial — uma agência especializada da ONU — que uma variedade inédita seja acrescentada na próxima edição do atlas.

Trata-se do que os meteorologistas batizaram de Undulatus asperatus — vai dizer que não parece o nome de um feitiço do Harry Potter! — que, em latim, significa “ondas agitadas”. O belo vídeo que você pode ver a seguir, capturado em julho por Alex Schueth, mostra uma dessas formações sobre a cidade de Lincoln, em Nebraska. Confira:

De acordo com o The Verge, quem está fazendo campanha para que o novo tipo de nuvem seja inserido no atlas é Gavin Pretor-Pinney, fundador de um grupo internacional com mais de 36 mil membros chamado Cloud Appreciation Group. A iniciativa surgiu depois de Gavin receber algumas imagens clicadas em Iowa há alguns anos mostrando formações um tanto diferentes das demais, mais turbulentas e caóticas.

Gavin continuou recebendo mais imagens mostrando nuvens semelhantes, o que o levou a especular se não se tratava de um novo tipo de formação. A recomendação para que a Undulatus asperatus seja incluída no International Cloud Atlas foi enviada no final do ano passado, e um dos integrantes do painel responsável pela revisão do livro afirmou que existem grandes chances de que a inclusão realmente ocorra, embora o nome possa ser modificado.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: