7 descobertas intrigantes feitas debaixo da água

09/04/2019 às 07:002 min de leitura

1. Stonehenge do lago Michigan, nos Estados Unidos

Um dos grandes dilemas da arqueologia britânica é decifrar os significados do Stonehenge, um dos mais famosos e intrigantes monumentos do Velho Continente. Só que, apesar de ser um dos mais conhecidos, ele não é o único arranjo de pedras do planeta: um exemplo é esta série de rochas alinhadas em círculo, situada a 12 metros abaixo da superfície do lago Michigan, nos Estados Unidos. Uma delas, segundo arqueólogos subaquáticos, representaria a fisionomia de um mastodonte, espécie extinta há 10 mil anos. 

(Reprodução/WikiPuppet)

2. Motor do Apollo 11, no fundo do oceano Atlântico

Uma expedição particular financiada pelo presidente da Amazon, Jeff Bezos, resgatou, em 2013, o motor do foguete Apollo 11 — responsável por levar o homem à Lua, em 1969. A confirmação veio depois que um restaurador achou o número 204 na peça, o que permitiu constatar que se tratava do motor de número 5 do veículo espacial.  

(Reprodução/WikiPuppet)

3. Cidade de Heracleion, no fundo do mar Mediterrâneo

Passagem obrigatória das embarcações gregas que se dirigiam ao Egito, Heracleion foi uma importante cidade no século 8 a.C. Além da sua localização estratégica, ela também tinha relevância religiosa, graças à presença de um templo de Amon e Khonsu, divindades do Egito Antigo. Só que, devido a uma série de catástrofes, a localidade acabou sendo tragada pelas águas do mar Mediterrâneo e, durante séculos, instigou curiosos e egiptólogos sobre a sua exata localização. Até que em 2000, uma equipe de arqueólogos europeus, através de levantamentos geofísicos, a encontrou debaixo de toneladas de areia e de água.

(Reprodução/WikiPuppet)

4. SS Gairsoppa, no fundo do Oceano Atlântico

No verão de 2012, após 71 anos submerso, o SS Gairsoppa, navio cargueiro de bandeira inglesa atingido por um torpedo em 1941 durante a Segunda Guerra Mundial, teve seu paradeiro identificado. A embarcação, que foi alvejada por tropas nazistas enquanto atravessava o oceano Atântico, transportava aproximadamente 240 toneladas de prata na ocasião.  

(Reprodução/WikiPuppet)

5. Estruturas de Yonaguni, no Japão

Próxima do litoral japonês fica esta curiosa construção, que, segundo pesquisadores, pode ter mais de 5 mil anos. As investigações sobre sua origem ainda não foram concluídas, mas especula-se que ela faça parte de um conjunto arquitetônico ainda maior que foi submerso há milhares de anos durante um terremoto. 

(Reprodução/WikiPuppet)

6. Cemitério de trens, nos Estados Unidos

A cerca de 30 metros de profundidade, perto da costa do estado americano de Nova Jersey, foram encontradas duas locomotivas afundadas. A razão de elas terem sido desmanteladas ali ainda segue sendo um mistério; o que se sabe é que os trens foram produzidos na primeira metade do século 19.

(Reprodução/WikiPuppet)

7. Cidade submersa de Shi Cheng, na China

Em 1959, a construção da barragem de uma usina hidrelétrica inundou 27 aldeias no interior da China, incluindo uma cidade histórica chamada Shi Cheng. Depois de décadas de esquecimento, desde os anos 2000, vem aumentando o número de expedições que buscam mapear e recuperar o patrimônio histórico desta localidade perdida, que está a cerca de 30 metros abaixo da superfície. 

(Reprodução/WikiPuppet)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: