Intrigante mão mumificada foi descoberta junto a sarcófagos no Peru

18/01/2017 às 13:032 min de leitura

Você deu uma boa olhada na imagem acima? A estranha “garra” esbranquiçada poderia ser facilmente confundida com os restos de algum animal morto ou, quem sabe, com um membro fossilizado de alguma criatura pré-histórica, não é mesmo? No entanto, tudo parece indicar que se trata de uma mão mumificada muito bizarra — e análises preliminares indicaram que a peça não aparenta ter sido forjada. Intrigante...

De acordo com April Holloway, do portal Ancient Origins, o exemplar teria sido descoberto em janeiro de 2016, em uma espécie de túnel situado em uma região desértica no sul do Peru. Os nomes das pessoas que acharam a mão mumificada não foram divulgados, mas esses indivíduos teriam se deparado com uma pedra achatada sobre a areia do deserto e, quando ela foi removida, eles encontraram uma pequena câmara contendo dois sarcófagos.

Descoberta bizarra

Segundo April, no interior dos sarcófagos foram encontrados a mão mumificada que você pode conferir em mais detalhe a seguir, assim como um pequeno crânio alongado e um corpo diminuto de aparência humanoide, todos cobertos com uma fina camada de argila.

Veja a comparação entre a mão mumificada e a mão de um humano adulto

As pessoas que descobriram os artefatos procuraram a ajuda de um pesquisador chamado Brien Foerster — que vive no Peru e também é proprietário de uma companhia que organiza passeios turísticos baseados na cultura Inca. Conforme explicou o pesquisador, os indivíduos em posse dos itens não tinham intenção de vender os objetos, mas sim descobrir sua origem.

Intrigado, Foerster levou o pequeno crânio e a mão até Cusco para serem examinados por uma equipe de médicos, e as análises preliminares indicaram que eles eram compostos de pele e ossos — e não feitos de materiais como madeira, gesso ou papel machê, por exemplo — apoiando a possibilidade de que não se trata de uma fraude.

Mais perguntas do que respostas

Uma série de raios-X revelou que a mão possui três dedos, e que cada dedo conta com seis ossos — o dobro do que os humanos, que têm apenas três ossos por dedo — e, observando atentamente é possível identificar inclusive unhas. Com relação ao crânio, o time de Cusco concluiu que ele também parece ser composto de pele e ossos e que possui as mesmas características de um crânio humano.

Radiografia da mão

No entanto, os médicos determinaram que nenhum dos dois exemplares parece ser de origem humana. É importante destacar que ninguém afirmou que se trata de restos mortais alienígenas! Por outro lado, pelo menos no que diz respeito à mão, no Reino Animal, os seres dotados de três dedos são chamados tridátilos, e a maioria deles são aves ou répteis, salvo algumas exceções.

Detalhe do crânio descoberto junto com a mão

Pois os exames apontaram que a mão não pertence a nenhuma dessas duas classes de animais e, como ela também não parece ser humana, de momento, ela foi classificada como uma anomalia. O mesmo aconteceu com o crânio, que tampouco se parece com o de algum animal nativo da região.

Perfil do pequeno crânio encontrado no Peru

Uma das teorias seria que os exemplares pertencem a várias espécies diferentes de animais ou, quem sabe, se trata de membros mumificados de um antigo humanoide desconhecido. Porém, a suspeita de que estamos diante de possíveis restos mortais de seres alienígenas não foi completamente descartada.

Será que isso não é fake mesmo?

Foerster, o pesquisador que assumiu a missão de descobrir a origem dos artefatos, pretende enviar as peças ainda este ano aos EUA para que elas sejam submetidas a exames de DNA e a testes de radiocarbono. Portanto, teremos que aguardar um pouco mais para descobrir a quem, afinal, os membros mumificados pertenceram. E você, caro leitor, tem algum palpite?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: