Caça ao tesouro! Estas pintinhas representam navios naufragados

19/06/2018 às 14:041 min de leitura

Sabe o mapa da Irlanda que aparece na imagem? Ele foi divulgado pelo governo irlandês há alguns meses, pelo Serviço Nacional de Monumentos, e cada uma das pintinhas vermelhas representa a localização aproximada de um navio naufragado que se encontra nas proximidades da costa da Irlanda.

De acordo com Alexandra Ma, do site Business Insider, são 3.554 naufrágios no total, espalhados em uma área de pouco menos de 870 mil quilômetros quadrados ao redor da Irlanda e no Atlântico Norte. Só que não existe qualquer informação sobre a maioria deles — se existe, nada foi divulgado —, portanto, vai saber o que afundou com esses barcos todos! Veja uma imagem mais detalhada do mapa a seguir:

Mapa de embarcações(Business Insider/National Monuments Service: Wreck Viewer)

Relíquias e possíveis tesouros

Pode que não existam informações sobre a maioria das embarcações — como nomes, datas de naufrágio, causas dos acidentes e cargas transportadas —, mas o mapa marca a localização de barcos que afundaram do século 16 até hoje, e alguns deles são conhecidos, sim. Um é o RMS Lusitania, navio de passageiros britânico que afundou depois de ser torpedeado por um submarino alemão durante a Primeira Guerra Mundial, em maio de 1915, matando quase 1,2 mil pessoas. 

RMS LusitaniaRMS Lusitania (Wikimedia Commons/George Grantham Bain Collection/Library of Congress)

Aliás, entre os passageiros mortos, havia mais de 100 norte-americanos — e o incidente envolvendo o transatlântico foi um dos fatores que motivaram os EUA a participarem da guerra. Sendo assim, o RMS Lusitania é de extrema significância histórica. Você pode explorar o mapa interativo através deste link e conferir sobre quais naufrágios existem informações e quais deles ainda são um mistério.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: