Documentos militares secretos dos EUA foram encontrados à venda na Deep Web

11/07/2018 às 05:002 min de leitura

A empresa de inteligência Recorded Future afirmou nesta semana que encontrou uma série de documentos militares sensíveis dos Estados Unidos à venda na Deep Web. Segundo consta, os papéis teriam sido roubados por um hacker que se aproveitou de uma vulnerabilidade encontrada em roteadores e conhecida desde 2016.

Ainda conforme a análise divulgada pela empresa, o invasor utilizou um motor de busca chamado Shodan, específico para encontrar dispositivos, a fim de identificar roteadores mal configurados. COm isso, ele teve acesso a máquinas comprometidas em redes militares e pôde roubar uma série de documentos.

Primeiramente, o hacker infectou o computador de um capitão do esquadrão de manutenção de aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos. Isso permitiu ao invasor roubar, por exemplo, documentos sensíveis sobre a manutenção do drone MQ-9 Reaper, considerado o mais potente e mortal já desenvolvido no país norte-americano e utilizado, por exemplo, por Pentágono, NASA e CIA.

HackerDocumento de manutenção do drone MQ-9 Reaper era vendido por até US$ 200 na Deep Web.

Mais informações sensíveis

Além do manual do MQ-9 Reaper, documentos com detalhes de operacionais do uso do tanque M1 ABRAMS e alguns manuais de sobrevivência também foram encontrados na parte não indexada da Web.

A Recorded Future afirma que o hacker em questão agiu sozinho e, durante a abordagem feita pela companhia durante a investigação, ele se gabava de ter acesso também a imagens feitas por aviões e câmeras de segurança da fronteira dos Estados Unidos com o México. Apesar de acesso a tantas informações, a empresa de segurança classifica o nível do invasor como “moderado”, algo um tanto preocupante.

“O fato de um único hacker com habilidades técnicas moderadas conseguir identificar diversas vulnerabilidades em alvos militares e extrair informações altamente sensíveis no período de uma semana é uma visão perturbadora do que poderia realizar um grupo mais organizado, determinado e com mais recursos técnicos e financeiros”, alerta a Recorded Future.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Documentos militares secretos dos EUA foram encontrados à venda na Deep Web via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: