Vassoura em pé: é verdade que a inclinação da Terra equilibra o objeto?

09/02/2020 às 04:322 min de leitura

Se você anda ligado nas redes sociais nas últimas horas ou dias já deve ter se deparado com vídeos que mostram vassouras de  pé, totalmente equilibradas sobre suas cerdas, de maneira que parece até bruxaria — com o perdão do trocadilho. A explicação envolveria a rotação da Terra, a inclinação do planeta e até a NASA, que teria informado publicamente que o dia 7 de fevereiro seria o dia ideal para realizar essa façanha.

Bom, indo direto ao ponto: é tudo mentira! Em primeiro lugar, uma rápida pesquisa na internet revela que não existe nenhum comunicado público feito pela NASA através de nenhum meio de comunicação que afirme tal acontecimento.

As "explicações" para que esse fenômeno aconteça afirmam que a inclinação da Terra durante o equinócio é que possibilita o equilíbrio perfeito da vassoura, porém não estamos nem pertos de um equinócio, que é a data que marca o começo do outono ou da primavera. Aqui no Hemisfério Sul, esses dias são 20 ou 21 de março e 20 ou 21 de setembro.

História antiga

Apesar desse papo todo ter começado a rolar nessa primeira semana de fevereiro de 2020, não é a primeira vez que a internet entra nessa história de vassoura que fica equilibrada de pé. Desde 2012 encontramos relatos em fóruns e outras redes sociais, especialmente com conteúdo em inglês, mencionando essa tal data quando é possível colocar as vassouras em pé sem nenhum apoio.

Ainda no ano de 2012, um professor de física e astronomia da Texas A&M University chamado Joe Ross explicou o fenômeno para a publicação The Eagle. Segundo ele, é muito fácil explicar como a vassoura se equilibra de pé sem apoios — isso acontece porque o centro de gravidade do utensílio fica logo acima da parte onde se prende as cerdas, na parte inferior do longo cabo. Assim, com essa região ficando bem próxima ao chão, é fácil deixar o objeto equilibrado, visto que as cerdas, que são macias, se espalham um pouco no contato com o chão e aumentam a base estável que equilibra o cabo.

Pode testar aí na sua casa: se você tiver paciência e habilidade, vai conseguir equilibrar todas as vassouras em qualquer um dos 365 dias do ano (366 no caso de 2020), independentemente de inclinação ou rotação da Terra. Vamos deixar a NASA em paz agora e chega de fake news para enganar os amiguinhos, ok?

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: