Grady Stiles Jr. — a jornada brutal do 'Garoto Lagosta'

18/02/2020 às 14:005 min de leitura

A ectrodactilia é uma má-formação congênita rara que consiste na ausência de um dedo ou mais na parte central dos pés ou das mãos. Quando é classificada em sua forma típica, ocorre a ausência dos ossos entre os metacarpos e as falanges, gerando uma deformidade em forma de V nos membros. Já em sua forma atípica, o defeito nos ossos dos metacarpos mediais cria também uma larga fenda, só que em formato de U.

Seja em qual forma for, a aparência característica dessa anomalia se parece com as presas de uma lagosta. Estima-se que cerca de 1 paciente a cada 90 mil a 150 mil nascidos apresentam essas malformações, que também podem acometer outros animais em geral.

A Família Lagosta

(Fonte: Rebel Circus/Reprodução)

No dia 26 de junho de 1937, nasceu, em Pittsburgh (Pensilvânia), Grady Stiles Jr. Ele tinha a ectrodactilia, oriunda de herança genética. Os pés e as mãos do garoto foram afetados por essa síndrome, e ele rapidamente foi chamado de "garoto lagosta", dando continuidade à famosa árvore genealógica dos Stiles ao lado de seu irmão, o qual também apresentava o mesmo problema.

A família de Grady tinha um extenso histórico da anomalia — o primeiro caso foi por volta de 1840. Essa época foi um dos apogeus de exposições de pessoas com "deformidades" nos famosos "shows de aberrações". O pai do garoto, Grady F. Stiles Sr., foi um dos responsáveis por impulsionar mais ainda o negócio que a sua condição genética havia se tornado, tendo dado a volta ao mundo nos comboios dos freak shows e se apresentando como uma das atrações principais e de mais prestígio.

Eles eram únicos, pois essa condição os havia classificado assim, uma vez que pouquíssimas pessoas compartilhavam dela pelo mundo e davam a “sorte” de estarem no mesmo ramo de trabalho. Intitulados como a "família lagosta", o pai de Grady e a mãe, Edna, o inseriram rapidamente no meio dos shows, quando ele completou 7 anos de idade. Iniciando a 4.ª geração na cadeia de anomalia, ele passou a ser panfletado e exposto em mesas, palcos e gaiolas para o mundo todo.

Apesar de todo o falso prestígio, da fama e do dinheiro que ganhavam, Grady Stiles Jr. sofria com o rigor de seu “talento natural” e do que isso trazia. O pai era abusivo e descontava nele toda a sua raiva e seu descontentamento com o empresário da família, usando o filho como "válvula de escape". O menino sofreu talvez um pouco menos do que outras pessoas que haviam sido descartadas por suas famílias e, por isso, eram maltratadas ainda mais pelos donos de shows. Porém, tudo o que acontecia à sua volta, principalmente os problemas com o pai, ficou impregnado em seu psicológico.

O monstro com garras

(Fonte: Rebel Circus/Reprodução)

Devido ao fato de que a sua anomalia havia acometido os seus pés e as suas mãos, Grady Stiles Jr. largou cedo a cadeira de rodas que usava para se locomover quando era criança e passou a rastejar pelos lugares, o que acabou resultando em uma força impressionante de seus membros superiores.

O menino, com sobrepeso e um tanto quanto quieto, cresceu e se tornou um homem careca, com braços torneados, uma barriga enrijecida e protuberante. Da criança que incitava curiosidade e graça nos outros — sendo apontada e aplaudida mediante olhares assombrados — surgiu um homem imperturbado e de aparência intimidadora.

Grady Stiles Jr. conheceu Mary Teresa durante uma turnê da caravana de seu show de horrores. Ela fazia parte de outro show e havia fugido de um lar abusivo aos 19 anos de idade. Ambos se apaixonaram quase que imediatamente e, em pouco tempo, se mudaram para a mesma casa e deram início a uma família. Dos muitos filhos que o casal teve, 2 deles nasceram com ectrodactilia, igual a ele. Assim, então, começava a 5.ª geração da "família lagosta" e, com isso, Grady não demorou muito para integrá-los aos shows, que era a única vida que ele conheceu.

(Fonte: Entertaiment/Reprodução)

A família pegou a estrada e começou a viajar pelo país. Stiles Jr. sempre tentou ser um pai e esposo carinhoso e atencioso com toda a família, porém, o seu comportamento acabou cedendo ao controle do álcool. Não havia um dia que o homem passasse sem espancar Mary à exaustão e torturar as crianças. Em uma noite de 1973, em mais um rompante de descontrole e agressividade causado pela bebida, ele lutou corpo a corpo com Mary e a machucou gravemente, tentando arrancar com as suas próprias mãos o DIU da mulher, alegando que queria ter mais filhos.

Sem sucesso, o marido passou a estrangular a mulher com as garras, usando de toda a força que tinha nos músculos dos braços. Mary Teresa, no entanto, foi capaz de afastá-lo antes de perder a consciência. Após esse episódio de horror absoluto, ela decidiu se divorciar definitivamente de Grady, pegar as suas coisas e abandonar o lar.

"Eu te avisei"

(Fonte: Pittsburgh Post-Gazette Interactive/Reprodução)

Grady Stiles fez as malas, pegou os filhos e se mudou de volta para a sua cidade natal, em Pittsburgh. Lá, ele se casou novamente com uma mulher chamada Barbara e teve mais um filho, a quem nomeou de Grady Stiles III.

Os abusos com filhos continuaram e de maneira ainda pior, talvez como forma de punição pelo fato de Mary tê-los abandonado. E, então, em 1978, a sua filha mais velha, Donna Stiles, que na época tinha 17 anos de idade, fugiu com o seu namorado antes de dar a notícia de que estava grávida e por isso teria que se casar. Tudo isso, na verdade, era apenas uma desculpa para ela poder se livrar literalmente das garras do pai. Porém, não funcionou.

O homem se revoltou e considerou a atitude da filha uma ofensa pessoal e desobediência à sua autoridade de pai. Na véspera do casamento de Donna, Grady Stiles convocou o futuro noivo para que pudessem ter uma conversa franca. Assim que este chegou a antiga casa de sua futura esposa, Grady o recebeu com diversos tiros à queima roupa, matando-o instantaneamente. Com um sorriso no rosto, ele se sentou na varanda e falou para a filha que sustentava o homem morto nos braços: “Eu te avisei que o mataria”.

Grady confessou o crime assim que a polícia chegou, foi à julgamento e acusado de homicídio em 3.º grau. No entanto, devido à cirrose hepática avançada causada por anos de bebida, ao enfisema por fumar 3 maços de cigarro por dia e à sua condição física, não puderam colocar o assassino em uma prisão comum, pois ele não teria o tratamento adequado, tampouco meios de sobrevivência. Por isso, ele foi condenado à prisão domiciliar e a 15 anos de liberdade condicional.

A reviravolta

(Fonte: The Line Up/Reprodução)

Passaram-se anos até que Mary Teresa voltasse para os braços de Grady Stiles Jr., alegando que não conseguia ignorar o amor que sentia pelo homem. Em 1989, Grady se divorciou de Barbara e refez o casamento com Mary, prometendo que pararia de beber e que se tornaria o esposo que era no início de tudo.

A família voltou às estradas, levando Grady, a atração principal — o Garoto Lagosta — para várias plateias em uma tenda branca e amarela. Tudo seguiu perfeito por exatas duas semanas até que o alcóolatra e violento Grady Jr. voltasse a aterrorizar a mulher e os filhos. Ele abusava sexualmente dela, a sufocava com um travesseiro e a espetava com uma faca de açougueiro, deixando marcas por seu corpo.

“Um dia eu matarei vocês, seus filhos bastardos e todo o resto”, Grady disse certa vez. Mary concluiu, então, que ele jamais mudaria e, por isso, ela não queria mais fazer parte do mesmo tipo de lar do qual havia escapado quando era jovem. Ela estava cansada de fugir dele. Algo precisava ser feito de uma vez por todas.

Em 1992, Mary pediu a seu filho, Harry Glenn Newman III, fruto de seu segundo casamento, contratasse um assassino. Harry recorreu a um vizinho da família, Chris Wyant, de 19 anos, que cobrou uma quantia de US$ 1,500 pelo serviço.

Na noite de 22 de novembro, Mary pegou as crianças e deixou a porta do trailer onde moravam aberta para Wyant. Grady estava assistindo à televisão sentado em sua poltrona, vestindo apenas shorts, quando o seu assassino entrou e, em silêncio, parou diante da televisão. Ele simplesmente disparou contra a cabeça do homem, que explodiu em miolos e sangue.

Christopher Wyant foi acusado de assassinato em 2.º grau e condenado a 27 anos de encarceramento. Harry Newman, que confessou ter apenas ajudado sua mãe, foi condenado à prisão perpétua e sem possibilidade de liberdade condicional por pelo menos 25 anos. Mary Teresa recebeu 45 anos de confinamento por conspiração em assassinato.

Grady Stiles Jr. ofuscou as notícias do mundo todo com a sua brutal morte, em um enredo cinematográfico que serviu até de inspiração para a série American Horror Story, reforçando que o seu lugar era onde os olhos do público estavam. Só que dessa vez a atenção estava voltada para a aberração dos altos e baixos de sua vida, e não para a anomalia que vendeu em toda sua carreira.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: