Relógio suíço em tumba antiga? Veja as teorias que desmentem essa história

24/01/2014 às 06:032 min de leitura

Ontem publicamos aqui no Mega Curioso uma matéria sobre o intrigante achado de um relógio suíço em uma tumba de 400 anos na China. O objeto foi encontrado durante as escavações de uma sepultura da época da Dinastia Ming e, segundo as fontes da notícia, a descoberta deu origem a uma série de hipóteses mirabolantes, inclusive a de que o relógio teria sido deixado no local por seres extraterrestres ou, ainda, por viajantes no tempo.

Ao final da nossa matéria, pedimos que os nossos leitores apresentassem suas próprias teorias sobre a procedência do relógio e, com base nos comentários e em indicações feitas por todos, investigamos um pouco mais e encontramos um interessante artigo do pessoal do site e-farsas apontando algumas possibilidades — muitas das quais inclusive coincidem com as sugeridas por vocês! — que poderiam explicar a origem do artefato.

Hipótese plausível

Fonte da imagem: Reprodução/UFO Sightings Hotspot

Além das hipóteses sobre os supostos viajantes no tempo e a visita de alienígenas no passado, existe ainda a possibilidade — muito mais plausível, diga-se de passagem — de que simplesmente tenha ocorrido uma contaminação no sítio onde a tumba foi encontrada. As informações divulgadas pelas fontes são um pouco vagas com respeito ao local das escavações, dando a entender que se tratava de um recinto completamente vedado.

Contudo, o que se encontrava “completamente selado” não era um recinto inteiro, mas sim o sarcófago de pedra que continha o corpo, que era o que os arqueólogos chineses estavam tentando recuperar e abrir, e o tal relógio suíço foi encontrado do lado de fora desse caixão. Além disso, o pessoal do e-farsas encontrou uma nota divulgada pela imprensa chinesa sobre esse achado, na qual foi divulgado que um líquido marrom teria vazado do bloco de pedra.

Detalhe

Fonte da imagem: Reprodução/Beijingww.com

Esse “pequeno” detalhe comprova que ocorreu infiltração no local onde a tumba se encontrava e, portanto, a contaminação do sítio. Outra curiosidade apontada pelo e-farsas é a de que os relógios em forma de anel não são adereços tão recentes assim, e não são raros os modelos com mais de 100 anos. Mais uma informação que contradiz as fontes: embora a Suíça tenha sido reconhecida como Estado Federal só em 1848, sua fundação ocorreu em 1291.

Ainda de acordo com as “contra-provas”, a intrigante descoberta ocorreu em 2008, mas, desde então, não se falou mais no assunto. Isso pode ser um indicativo de que análises mais cuidadosas tenham revelado a verdadeira origem do relógio, e que esta, evidentemente, não guarda qualquer relação com alienígenas ou máquinas fantásticas do tempo.

Portanto, considerando as evidências disponíveis, assim como as dicas e teorias apresentadas por vocês, caros leitores, podemos concluir — como muitos já tinham deduzido nos comentários — que essa história de que um relógio suíço foi deixado por ETs ou viajantes em tumba antiga de 400 anos da Dinastia Ming não passa de uma criativa e interessante balela!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: