5 coisas sobre samurais que os filmes não mostram

05/12/2016 às 09:442 min de leitura

1. Era normal que eles traíssem os seus mestres

Até 1600, não existia um “código” entre os samurais, o que fazia com que eles traíssem os seus mestres com muita frequência. Porém, mesmo depois disso, a lealdade era algo mais importante no papel do que na realidade.

Se um mestre não recompensava nem cuidava do guerreiro que o defendia, o samurai usava a primeira chance que tinha para se unir ao inimigo. Na época, ninguém confiava em ninguém, e era muito comum que eles se rebelassem e depois voltassem a trabalhar para o mesmo mentor.

2. Eles usavam flautas para matar

O shakuhachi é uma flauta de bambu e, sem dúvidas, uma das armas mais estranhas usadas pelos samurais. Originalmente, o instrumento era utilizado por monges budistas, que caminhavam nas ruas com cestos em suas cabeças e tocavam o insturmento enquanto pregavam.

Observando a cena, os samurais perceberam que aquele poderia ser o disfarce perfeito e que eles poderiam copiá-lo. Assim, os guerreiros transformaram a flauta em arma e, se fossem pegos, estariam prontos para golpear o inimigo.

3. Seus cães também usavam armaduras

Acredite, esta é uma armadura samurai para cachorro feita no início do século 19. Apesar de não existirem muitas informações a respeito, entende-se que ela não tenha sido feita para batalhas, mas sim para desfiles. O conjunto é composto por um capacete, uma saia de couro cru e uma bolsa.

Em algum momento da História, um samurai marchou pelas ruas do Japão guiando um cão vestido com uma armadura completa. Não é incrível?

4. Eles queriam que seus cadáveres tivessem um cheiro bom

O lendário samurai Kimura Shigenari travou sua última batalha em 1615, enquanto defendia o castelo de Osaka contra um exército invasor. Antes de cada luta, Kimura passava por um importante ritual: queimava um incenso dentro do seu capacete.

Ele acreditava que poderia morrer a cada batalha e sabia que a sua cabeça seria levada como prêmio. Por isso, ele esperava que quem o decapitasse conduzisse o seu corpo devidamente perfumado.

Quando ele finalmente morreu, o líder Tokugawa Ieyasu ficou tão impressionado com a atitude que incentivou todos os seus homens a fazerem o mesmo. 

 5. Eles se preocupavam muito com os banheiros

Depois que o samurai Uyesugi Kenshin foi pego desprevenido no banheiro (com as vestes arriadas), vários outros guerreiros passaram a se preocupar com as suas idas ao toalete. Assim, muitos samurais desenvolveram técnicas, como ir ao sanitário com a perna direita da calça completamente fora do corpo. Dessa forma, se alguém entrasse, eles estariam prontos para lutar.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: