Levantamento revela os 10 lugares mais poluídos do planeta

11/01/2014 às 08:143 min de leitura

Já vimos aqui no Mega Curioso que a poluição do ar é extremamente nociva e tem causado muitas mortes em partes da Ásia, nos mostrando que a situação já saiu do controle. Ao mesmo tempo, outra grande ameaça à saúde das pessoas é a poluição industrial, que costuma acometer cidades pequenas do terceiro mundo. Grandes indústrias que manipulam substâncias químicas e tóxicas buscam justamente esses lugares, onde se deparam com poucas regulamentações, quando existe alguma.

Para tentar entender o panorama atual, o grupo ambientalista Blacksmith Institute – em parceria com o Green Cross Switzerland – desenvolveu um ranking depois de pesquisar mais de dois mil locais em 49 países por quase uma década. A primeira lista foi divulgada em 2006 e revelou que mais de 200 milhões de pessoas têm suas saúdes afetadas por poluentes industriais.

Poluição em Gana. Fonte da imagem: Reprodução/Worst Polluted

Uma questão global

Embora nenhum dos lugares mais poluídos do mundo esteja localizado nos Estados Unidos, no Japão ou na Europa Ocidental, é importante lembrar que esses países também são responsáveis pelo problema. “Muito da poluição dos países mais pobres tem a ver com o estilo de vida dos mais ricos”, ressalta Stephan Robinson, do Green Cross Switzerland.

Um exemplo disso é um dos muitos curtumes de Bangladesh que é um dos principais fornecedores de couro para sapatos que são confeccionados na Itália e comercializados em Nova York, nos Estados Unidos, ou em Zurique, na Suíça.

Já em Agbogbloshie, em Gana, a questão é um pouco diferente. Em vez de se preocupar com os resíduos da produção industrial local, a cidade sofre com a enorme quantidade de aparelhos eletrônicos que recebe depois que eles foram descartados em outros países.

“[As pessoas nessas regiões] vivem com a poluição do ambiente não porque elas acham divertido, mas porque é uma questão de sobrevivência”, comenta Robinson.

Abaixo você confere cada um dos lugares mais poluídos do mundo, que não estão classificados em nenhuma ordem específica.

1) Agbogbloshie - Gana

Em Agbogbloshie, as pessoas buscam retirar metais valiosos, como cobre e ouro, de diversos aparelhos eletrônicos que são dispensados na região. Sem recursos, eles fazem isso ao ar livre e colocam em risco suas saúdes e o meio ambiente.

2) Chernobil - Ucrânia

Fonte da imagem: Reprodução/Worst Polluted

Cenário do maior acidente nuclear da história, Chernobil continua praticamente inabitada mesmo anos após a catástrofe. Atualmente, mais de uma dezena de isótopos radioativos artificiais podem ser encontradas no solo.

3) Rio Citarum - Indonésia

Levantamentos demonstraram que o rio tem concentrações altíssimas de metais tóxicos, como alumínio, manganês e ferro, provenientes tanto dos resíduos industriais quanto domésticos.

4) Dzerzhinsk - Rússia

Fonte da imagem: Reprodução/Worst Polluted

Estima-se que 300 mil toneladas de resíduos químicos foram despejadas inadequadamente na região entre os anos de 1930 e 1998. Por esse motivo, amostras de água analisadas em 2007 revelaram concentrações de dioxina e compostos fenólicos milhares de vezes mais altas do que os níveis recomendados.

5) Hazaribagh - Bangladesh

Como 95% dos curtumes do país estão localizados na região de Hazaribagh, a quantidade de água com resíduos tóxicos eliminada diariamente no principal rio da capital é muito grande. Além disso, os restos de couro são queimados, contribuindo para a poluição do ar.

6) Kabwe - Zâmbia

Fonte da imagem: Reprodução/Worst Polluted

A quantidade de chumbo encontrada no sangue da população de Kabwe é 60% mais alta do que a concentração considerada letal. Isso é resultado de décadas de contaminação por causa da mineração que é feita na região sem qualquer segurança.

7) Kalimantan - Indonésia

O uso de mercúrio em um processo rudimentar de mineração faz com que cerca de mil toneladas de químicos tóxicos sejam liberadas no ar anualmente. Além disso, o metal se acumula na água e nos peixes da região.

8) Rio Matanza-Riachuelo - Argentina

Estima-se que 15 mil indústrias tenham despejado resíduos na base do rio Matanza-Riachuelo, que corta a capital argentina. Um estudo de 2008 analisou o solo do rio e encontrou altos níveis de zinco, chumbo, cobre, níquel e cromo.

9) Delta do Rio Níger - Nigéria

Fonte da imagem: Reprodução/Worst Polluted

Base para a indústria petrolífera, a região do delta do Rio Níger tem cerca de dois milhões de barris extraídos diariamente. Entre 1976 e 2001, aconteceram cerca de sete mil acidentes envolvendo derramamento de óleo, sendo que a maior parte do produto nunca foi retirada da água.

10) Norilsk, Rússia

A região industrial fundada em 1935 concentra aquele que é considerado maior complexo de derretimento de metais pesados do mundo desde o início de 2000. Isso faz com que cerca de 500 toneladas de monóxido de carbono, 500 toneladas de óxido de níquel e dois milhões de toneladas de dióxido de enxofre sejam liberados no ar anualmente.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: