Cientistas desenvolvem livro que transforma água contaminada em potável

19/08/2015 às 06:261 min de leitura

Existem milhões de pessoas no mundo que não têm acesso a água potável, e, de acordo com Lily Kuo, do portal Quartz, só na África Subsaariana esse número chega a 358 milhões. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores passou vários anos desenvolvendo um livro que, além de trazer informações úteis sobre a segurança da água, conta com páginas que funcionam como um filtro de descontaminação.

Segundo Jonathan Webb, da BBC, as páginas do livro contêm nanopartículas de prata e cobre que podem eliminar mais de 99% das bactérias presentes na água. A novidade foi testada com sucesso em 25 locais contaminados da África do Sul, Quênia, Gana, Haiti e Bangladesh, e as análises de amostras coletadas nesses locais apontaram que, após o “tratamento literário”, a água passou a apresentar a mesma qualidade da água potável que sai das torneiras dos EUA.

Conforme explicou Teri Dankovich, pesquisadora que está liderando o projeto, as páginas foram testadas com água coletada de uma vala contaminada com esgoto — que continha milhões de bactérias — e, mesmo assim, foi possível eliminar 99% dos microrganismos da amostra.

O livro traz instruções em inglês e em idiomas locais para educar a população, e a água pode ser vertida diretamente sobre as folhas para ser filtrada. Cada página é capaz de descontaminar até 100 litros, o que significa que cada volume pode suprir a necessidade de água potável de uma pessoa durante um período de aproximadamente quatro anos. Veja o vídeo demonstrativo a seguir:

*Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo.

De momento, os livros estão sendo produzidos manualmente pelos próprios pesquisadores, mas eles estão buscando apoio para poder aumentar a produção e fazer com que os volumes cheguem até as comunidades que tanto precisam deles.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: