Entenda a polêmica envolvendo uma das músicas mais famosas do mundo

23/10/2014 às 06:162 min de leitura

Dependendo da sua idade e das músicas que você costuma escutar, talvez Led Zeppelin não esteja na sua playlist favorita, e pode ser até que você nunca tenha ouvido falar da banda. Se esse é o caso, vamos lá: Led Zeppelin é uma banda que surgiu no final dos anos de 1960, em Londres.

O genial Robert Plant comanda os vocais, acompanhado de Jimmy Page na guitarra, John Paul Jones no teclado e John Bonham na bateria. Como toda banda de rock dos anos 60, esta tem um histórico grande envolvendo o uso de drogas e a criação de músicas com melodias complexas e letras cheias de revolta e também de poesia.

O Led Zeppelin esteve envolvido, nos anos de 1970, com uma polêmica que acabou sendo abafada: na época, uma banda pouco conhecida, chamada Spirit, se manifestou, dizendo que a música mais conhecida do Led – e possivelmente uma das mais conhecidas do mundo – teria sido roubada.

Como assim?

Estamos falando de “Stairway to Heaven”, que, de acordo com a denúncia, teria plagiado sua introdução da música “Taurus”, da banda Spirit. Acontece que, na época, a denúncia foi praticamente ignorada, o caso foi esquecido e provavelmente continuaria arquivado. O que mudou a situação foi o fato de que familiares dos integrantes da Spirit resolveram levar a polêmica aos tribunais da Pensilvânia.

As denúncias novas acusam os membros do Led Zeppelin de serem a “falsificação da história do rock”. De acordo com a banda, Jimmy Page teria criado o riff inicial de “Stairway to Heaven” durante uma viagem ao País de Gales, sentado perto de uma fogueira ao lado de Robert Plant. Essa versão, para a Spirits, não é nada verdadeira.

A banda afirma que o Led Zeppelin teria roubado o riff quando ouviu a música “Taurus” durante uma turnê – a Spirit abriu alguns show do Led no ano de lançamento de “Taurus”. O próprio Page falou, durante uma entrevista, que o show da Spirit era muito bom e que, diante da apresentação da banda, ele teria sido levado a um “nível emocional” de comoção.

Histórico

Page teria incluído elementos dos cenários da Spirit nas performances do Led, inclusive fazendo cover da música “Fresh Garbage” em diversas apresentações de sua banda.

O fato é que as duas bandas trabalharam juntas e Jimmy Page certamente ouviu “Taurus” uma vez ou outra. Quem escuta a música e já ouviu “Stairway to Heaven” certamente reconhece o famoso solo que se repete diversas vezes durante a música, que acabou se tonando o grande símbolo do Led. A decisão a respeito cabe, agora, aos tribunais.

Enquanto isso, os fãs de Led Zeppelin podem esperar ansiosos pela versão de luxo de “Stairway to Heaven” no relançamento de Led Zeppelin IV, de acordo com o que foi publicado pela Rolling Stone Brasil. Segundo as informações divulgadas pela revista, a nova versão da polêmica música é mais sombria, com introduções mais silenciosas e uma menor presença das guitarras. John Paul Jones, em entrevista concedida à Rolling Stone dos EUA, disse que “Stairway” é a sua música favorita. “Ela representa tudo o que somos”, resumiu o músico.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: