Girl Power: 17 curiosidades sobre mulheres no rock

13/07/2015 às 09:533 min de leitura

1. Após ter seu álbum rejeitado por 23 gravadoras, Joan Jett foi a primeira mulher a ter sua própria gravadora. A música “I Love Rock ’n’ Roll”, que estava presente no álbum, é considerada a 28ª  maior música de todos os tempos pela Billboard.

2. A No Doubt iniciou a carreira fazendo covers da banda inglesa Madness, em 1987. Originalmente a banda tinha John Spence como vocalista, mas, em dezembro de 1987, ele cometeu suicídio dias antes de um importante show. A banda iria se apresentar no “The Roxy Theatre” com a presença de uma gravadora. Após esse momento trágico, os integrantes deram uma pausa na carreira. Algum tempo depois, a banda volta e Gwen Stefani assume definitivamente os vocais. 

3. Alanis Morissette, cantora e compositora canadense, é considerada uma das artistas mais influentes do mundo e é vencedora de 13 Juno e 7 Grammy, tendo vendido 70 milhões de cópias em todo o mundo. 

4. Com apenas 9 anos, Alanis gravou uma fita com sua primeira música autoral “Fate Stay With Me”. Nessa época, sua música preferida era “"Living in a Material World", da Madonna.

5. Quando adolescente, a cantora Rita Lee se trancava no quarto e, enquanto sua família achava que ela estava dormindo, ia escondida para festas tocar bateria. 

6. De acordo com “O Livro dos mortos do rock – relações sobre a vida e a morte de sete lendas do rock’n’roll”, Janis Joplin revelou que havia ido para a cama com quase 2 mil homens e centenas de mulheres. 

7. 4 Non Blondes, com seu único álbum “Bigger, Better, Faster, More!”, de 1992, recebeu o prêmio de melhor álbum, vendendo cerca de 6 milhões de cópias, e tornou seu single “What’s Up?” uma das maiores canções dos anos 90, presente na lista de “Maiores Hits de Todos os Tempos”, feita pela VH1, e na “100 Maiores Canções dos anos 90” da MuchMore.

8. O nome “4 No Blondes” foi escolhido pelas integrantes da banda por nem uma delas ser loira. 

9. Courtney Love já foi vocalista da banda Faith No More. Como atriz, foi nominada ao Globo de Ouro na categoria de melhor atriz coadjuvante por seu papel em “The People vs. Larry Flynt”.

10. Joan Jett foi escolhida a 87º melhor guitarrista do mundo pela Rolling Stone, em 2003.

11. A música “Zombie”, cantada pela vocalista Dolores O'Riordan, da banda irlandesa The Cranberries, fala sobre a violência entre extremistas protestantes e católicos na Irlanda do Norte. 

12. Ao receber a música “Girls Just Wanna Have Fun”, Cyndi Lauper não concordou com a letra que, originalmente, falava de uma mulher que queria agradar a um homem. Então, ela alterou para a versão que conhecemos hoje, tornando a canção um hino! A música conquistou 3 discos de ouro e 2 discos de platina, com vendas físicas superiores a 2 milhões de cópias.

 13. O nome da banda da vocal Johnette Napolitano, Concrete Blonde (concrete: concreto; blonde: renda de seda), significa o contraste entre o rock pesado e letras introspectivas. 

14. Em 1993, um grupo se reuniu e começou a compor algumas canções. Ao ouvir o projeto, um amigo dos artistas disse que a música parecia lixo. Nascia assim, a banda Garbage (lixo em inglês), com a vocalista Shirley Manson.

15. Halestorm foi fundada em 1997 pela vocal Lzzy Hale e seu irmão Arejay Hale, na bateria. Na época, eles tinham 13 e 10 anos respectivamente. 

16. Heart, formada pelas irmãs Ann e Nancy Wilson, é considerada uma das bandas mais bem-sucedidas comercialmente da História. 

17. Neste mês, Jackie Fox, integrante da extinta banda The Runaways, fez uma declaração polêmica. Segundo a ex-baixista, ela teria sido estuprada pelo empresário da banda, Kim Fowley, na frente de outras integrantes do grupo. O ataque teria acontecido em 1975, durante uma festa. 

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: