Como sua voz pode soar quando submetida aos mais diversos cenários? [vídeo]

16/07/2015 às 08:382 min de leitura

A reverberação é um fenômeno acústico gerado a partir da reflexão contínua de uma frequência. Diferente do eco, em que o intervalo longo entre as repetições possibilita distinção entre a fonte do som e suas variações, o efeito conhecido também como reverb é um velho aliado de quem trabalha com produção e edição de músicas.

É possível simular, por exemplo, o efeito sonoro gerado por corais de igreja a partir de um simples girar de botão. E o que um cantor solo quando submetido não às maravilhas da edição de áudio, mas a cenários capazes de gerar reverberação natural, é capaz de criar? Pois foi esse o questionamento levantado pela produtora australiana Touché Videoproduktion.

Na voz de Joachim Müllner, o personagem “The Wikisinger” demonstra o resultado de sua cantoria quando a performance é executada sobre os diversos tipos de “palcos”: uma sala de estar, um quarto pequeno, parecido até mesmo com um forno, galpões industriais, um ginásio de esportes, locações abertas e, é claro, uma igreja são alguns dos cenários que geram os mais diferentes tipos de reverb.

O destaque do registro não vai apenas para a peculiaridade de cada instalação: o trabalho de edição de áudio e vídeo deixa o clipe charmoso e convida o espectador a acompanhar a divertida jornada rumo à descoberta por novos sons. Vozes são mixadas e funcionam como backing vocals à canção entoada por Müllner. Então fica o desafio: feche os olhos, ouça a música e tente adivinhar o local onde um determinado trecho foi gravado.

Vale lembrar que esta não é a primeira experiência conduzida pela Touché Videoproduktion. Em novembro de 2013, a mesma produtora publicou um vídeo no qual um baterista aparece também envolto por cenários diferentes – o que gera, naturalmente, reverberações distintas, fazendo o instrumento soar de formas completamente diferentes (assista ao vídeo acima).

Você conhece mais  formas de criação de efeitos de áudio naturais? Comente no Fórum do TecMundo

Via TecMundo.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: