Você pode ser viciado em sorvete

06/03/2012 às 14:071 min de leitura

Quando você fala para algum amigo “cara, sou viciado em sorvete”, você, assim como ele, provavelmente leva isso na brincadeira. Entretanto, um estudo aponta que essa sentença pode não ser a piada que parece.

O Instituto de Pesquisa do Oregon, em Eugene, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa que mostra o perigo que alimentos muito doces e gordurosos trazem para os seres humanos, e descobriu que alguns são tão ameaçadores quanto as drogas ilegais.

No estudo, os cientistas conseguiram identificar que a obesidade e a dependência química podem contar com mais pontos em comum do que se imaginava. E tudo isso se deve a liberação de dopamina realizada pelo cérebro.

No trabalho, os pesquisadores analisaram 151 garotos de 14 à 16 anos, todos saudáveis e sem distúrbios alimentares. Além disso, por meio de uma entrevista eles contaram tudo o que haviam comido nas semanas que antecederam os testes.

Depois, todos foram expostos a fotos de deliciosos milk shakes – e é claro que demonstraram desejo, como era de se esperar. Por fim, eles receberam porções da sobremesa e comeram tudo, sempre sendo acompanhados por meio de monitores de ressonância magnética.

Com isso, os cientistas conseguiram perceber que o grau de satisfação daqueles que haviam comido sorvete nos dias anteriores era menor que o daqueles que não haviam consumido o doce. Além disso, os garotos também sentiram a necessidade de obter mais sorvete, comportamento muito semelhante ao de viciados em drogas e  atribuído aos efeitos da dopamina.