Quer se livrar de uma música que grudou na sua cabeça? Masque chiclete!

12/05/2015 às 08:482 min de leitura

Sabe quando você escuta uma música e, de repente, descobre que simplesmente não consegue tirar ela da cabeça? Nós aqui do Mega Curioso já falamos a respeito desse tema em uma matéria — que você pode conferir através deste link —, na qual explicamos por que isso acontece, e até incluímos algumas dicas sobre o que você pode fazer para “desgrudar” a canção do seu cérebro.

Pois não é que tropeçamos com mais um truque? Mas, antes de explicar como ele funciona para você, que tal ouvir uma musiquinha básica?

Novo antídoto

De acordo com David DiSalvo em um artigo para a Forbes, um estudo recente — conduzido por pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido — revelou que é possível livrar a sua mente das indesejadas músicas grudentas com outra coisa grudenta: chiclete!

Segundo DiSalvo, em vez de distrair a atenção do seu cérebro com respeito à canção maldita, a pesquisa apontou que mascar a guloseima interfere no mesmo mecanismo auditivo utilizado para repetir as músicas na sua mente. Calma, já vamos explicar melhor... Depois da canção a seguir:

Truque

Os pesquisadores acreditam que a via mental responsável por fazer com que as músicas grudem na nossa cabeça é a mesma que vai dos nossos ouvidos até o cérebro. Assim, quando começamos a mascar chicletes, essa via é interrompida pela ação mecânica realizada pelas nossas mandíbulas — fazendo com que o processo involuntário envolvido na memória que temos das canções seja suspenso. Será?

Aliás, outros estudos apontaram que mascar chiclete pode não só ajustar como melhorar algumas funções cerebrais. Aparentemente, mastigar a guloseima pode, potencialmente, oferecer efeitos benéficos para a memória, o aprendizado e o humor, além de ajudar a reduzir a ansiedade e o apetite. Mas... Que tal testar o truque com as musiquinhas abaixo? Não deixe de contar para a gente nos comentários se ele funciona!

1 – Beat it

2 – Blue (Da Ba Dee)

3 – É o Amor

4 – I Will Always Love You

5 – Wannabe

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: