Você sabe qual é o seu lado mais fotogênico? A ciência responde!

20/05/2015 às 10:392 min de leitura

Todo mundo tem um lado do rosto mais fotogênico, e você provavelmente também tem o seu, não é mesmo? E seria esse o lado esquerdo, por acaso? Caso você tenha respondido que sim, então saiba que você, assim como a maioria das pessoas, prefere essa face à direita na hora de posar para — ou apreciar — retratos!

Bem, pelo menos foi essa a conclusão que dois cientistas tiraram após um interessante levantamento. De acordo com Tim Newcomb da Time, a dupla de pesquisadores James Schirillo e Kelsey Blackburn da Universidade Wake Forest, nos EUA, conduziu um estudo no qual solicitou que um grupo de 37 estudantes de ambos os sexos observassem os retratos de 10 mulheres e 10 homens.

Esquerdo ou direito?

As imagens foram apresentadas em sua forma original e em espelho — ou seja, dando a impressão de que o lado direito fosse o esquerdo, e vice-versa —, e os estudantes tinham que dizer em quais fotos as pessoas retratadas pareciam mais fotogênicas. Pois adivinhe a resposta!

Segundo Tim, a grande maioria dos participantes escolheu os retratos nos quais as pessoas apareciam mostrando mais o lado esquerdo do rosto do que o direito, alegando que essas imagens pareciam mais agradáveis. Curiosamente, os estudantes também demonstraram preferência pelo lado esquerdo inclusive quando os cientistas apresentaram as fotos espelhadas.

Os pesquisadores confirmaram a resposta dos participantes por meio da observação de suas pupilas. Conforme explicaram, enquanto classificavam as imagens preferidas, as pupilas dos estudantes se tornavam mais dilatadas, demonstrando uma resposta positiva ao que estavam vendo.

Diga “xiiissss”

Os cientistas disseram que os resultados sugerem que o lado esquerdo tende a exibir uma expressão mais intensa e carregada de emoções, o que torna o rosto mais esteticamente agradável e atraente para quem o está observando. Além disso, a pesquisa parece apoiar a ideia de que o hemisfério direito do cérebro, ou seja, o que controla as nossas emoções bem como o lado esquerdo do corpo, é o responsável por essa carga emocional extra na face esquerda.

Assim, quando você for posar para um retrato ou clicar aquele selfie, para garantir que o seu lado mais favorável seja capturado, os pesquisadores sugerem que você incline levemente a cabeça de maneira que a face esquerda do seu rosto fique mais em evidência. Segundo eles, dessa forma, com certeza mais pessoas vão achar que você saiu bem na foto.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: