Uhu! Cientista descobre como melhorar sua memória em apenas 40 segundos

02/12/2015 às 06:472 min de leitura

Quem não quer ter uma boa memória? Independente dos motivos, é sempre bom conseguir se lembrar de fatos e situações importantes – quem fez o Enem e está se preparando para o vestibular que o diga. Se você também se preocupa com a sua capacidade de se lembrar das coisas, nós temos uma boa notícia: o neurocientista Chris Bird, da Universidade de Sussex, conseguiu descobrir uma técnica eficiente e rápida.

As conclusões do estudo de Bird foram publicadas em novembro e já estão sendo comentadas por pessoas de todo o mundo. O motivo? Basicamente, o cara desenvolveu um exercício simples e rápido para melhorar a qualidade da memória das pessoas. E quando dizemos rápido, nós queremos dizer menos de 1 minuto.

De acordo com Bird, você só precisa ficar pensando em uma cena recente durante 40 míseros segundos. Quando precisar se lembrar dela no futuro, o trabalho vai ser bem mais fácil. Que beleza, hein!

Para comprovar seu método, Bird e sua equipe contaram com dois grupos de estudantes. Enquanto tinham suas atividades cerebrais monitoradas, eles assistiram a diversos vídeos do YouTube – o primeiro grupo tinha 40 segundos para pensar a respeito de cada vídeo, enquanto o segundo grupo não teve esse tempo.

Adivinha só qual dos grupos se saiu melhor na hora de lembrar as cenas assistidas ao longo do teste? O primeiro, é claro! De acordo com Bird, além da melhora prática de desempenho, a análise das atividades cerebrais dos estudantes também mostrou grandes diferenças.

Para completar a pesquisa, uma semana depois do primeiro teste, os dois grupos voltaram a comentar a respeito dos vídeos a que haviam assistido e, de novo, a galera do primeiro grupo se destacou – mais especificamente, tiveram um desempenho de memória duas vezes melhor em relação ao segundo grupo.

Só para você ter ideia, mesmo depois de uma semana da atividade inicial, os cérebros dos alunos do primeiro grupo trabalharam quase na mesma intensidade do momento em que viram os vídeos pela primeira vez.

A conclusão? Bem... Se a ideia é guardar uma coisa em sua memória por mais tempo e conseguir se lembrar dessa informação com mais facilidade, o jeito é começar a pensar sobre ela durante 40 segundos. Taí uma coisa que não custa tentar, não é mesmo?

Que tática você usa para ter uma boa memória? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: