Efeito McGurk: quando o que você enxerga afeta aquilo que você escuta

07/01/2016 às 05:512 min de leitura

Aqui no Mega nós gostamos de divulgar imagens e explicações sobre ilusão de óptica. Não é de hoje, portanto, que você sabe que o cérebro humano se confunde e, às vezes, nos faz enxergar movimentos em imagens estáticas ou nos dá a impressão de que estamos vendo formas completamente inusitadas.

Se você nunca ouviu falar do Efeito McGurk, prepare-se para mais uma faceta fantástica do cérebro humano: a forma como uma pessoa mexe os lábios pode fazer com que você escute um som diferente do que o que ela está produzindo. Confuso? Calma, que a gente explica.

A verdade é que compreendemos melhor os sons da fala quando estamos diante da pessoa que está falando. Isso acontece porque, além do som, temos acesso aos movimentos da boca dessa pessoa – nosso cérebro tem uma espécie de catálogo dos sons que são emitidos conforme os movimentos feitos pelos lábios e, por isso, às vezes entendemos o que uma pessoa diz mesmo sem ouvi-la direito – os especialistas em leitura labial não nos deixam mentir.

O vídeo a seguir exemplifica essa questão de uma maneira que vai deixar você de queixo caído. Basicamente, ele vai fazer com que você conheça o Efeito McGurk na prática: o som reproduzido é o mesmo “ba”, mas quando a pessoa passa os dentes no lábio, você ouve “fa”. A demonstração começa no ponto 0:30, caso você não queira ver o vídeo inteiro – infelizmente, ele está sem legendas:

O Efeito MacGurk pode ser entendido também como uma espécie de ilusão de óptica auditiva, por mais estranho que isso nos soe. Esse fenômeno foi registrado pela primeira vez em 1976 pelo pesquisador Harry McGurk, que publicou o artigo “Ouvindo lábios e vendo vozes”. No texto, ele e John MacDonald, outro autor do estudo, explicam que a percepção do discurso não depende apenas do som, mas da visão e da relação entre som e visão.

Outro fato curioso a respeito do Efeito McGurk é que continuamos ouvindo coisas diferentes, mesmo quando já sabemos que estamos “sendo enganados” pela movimentação dos lábios. Não se esqueça de nos contar nos comentários se funcionou com você também.

Qual é a ilusão de óptica que mais te deixa perplexo? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: