Aprenda a escolher os pães de acordo com a sua dieta

23/08/2011 às 16:593 min de leitura

Com uma variedade tão grande de pães, fica difícil resistir a um pedacinho. A qualquer hora do dia, uma fatia de pão cai super bem com vários acompanhamentos. Mas muitas pessoas cortam totalmente o pão da alimentação quando começam uma dieta. Será que vale a pena o esforço?

É fato que os pães são fontes de carboidratos e, por isso, são calóricos. No entanto, além dos carboidratos, os pães são ricos em diversos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O ideal é que, em vez de cortar os pães da sua dieta, você saiba escolher quais são as melhores opções de acordo com o seu objetivo e, assim, aproveitar ao máximo os benefícios dos alimentos.

Pão francês

Também conhecido como pão branco ou pão de sal, esse é o pão mais consumido no país – diariamente ele está na mesa dos brasileiros. A vantagem desse tipo de pão é que ele contém carboidratos e proteínas. Mas, infelizmente, apresenta um índice glicêmico muito alto, por isso, não é recomendada a ingestão antes de dormir ou praticar exercícios físicos. O hábito diário de consumi-lo no café da manhã ou depois de fazer exercícios é muito saudável, pois os carboidratos permitem que o organismo recupere toda a energia.

Uma porção de 50 g contém: 140 calorias, 5 g de proteínas, 25 mg de carboidratos, 2 g de gorduras e 1 g de fibras.*

Pão integral

Ao contrário do pão francês, o pão integral não é preparado com farinha refinada, o que faz com que o alimento seja muito mais nutritivo. A farinha integral enriquece o alimento com fibras, minerais e vitaminas. A grande quantidade de fibras presente no pão faz com que a absorção de glicemia pelo organismo seja mais lenta, o que resulta em uma diminuição considerável no índice glicêmico. Aproveite os benefícios das fibras para o bom funcionamento do intestino.

Uma porção de 50 g contém: 128 calorias, 5 g de proteínas, 23 mg de carboidratos, 1 g de gorduras e 3 g de fibras.*

Pão de linhaça

A linhaça é uma pequena semente que é fonte de fibras, gorduras insaturadas e de ômega 3 e 6. Ao ingerir pão de linhaça, você está enriquecendo sua dieta com agentes antioxidantes, que agem na renovação celular. O cereal acelera o metabolismo e auxilia na recuperação da fadiga muscular. É uma ótima opção para um lanchinho antes e depois da atividade física.

Uma porção de 50 g contém: 111 calorias, 9 g de proteínas, 15 mg de carboidratos, 2 g de gorduras e 5 g de fibras.*

Pão centeio

O pão de centeio apresentada baixas quantidades de gorduras e proteínas, mas é rico em carboidratos. É uma boa opção para quem não deseja mais consumir pães brancos, já que tem menos gordura. Ele ainda contém uma boa dose de fibras para garantir uma boa digestão.

Uma porção de 50 g contém: 130 calorias, 4 g de proteínas, 24 mg de carboidratos, 1 g de gorduras e 3 g de fibras.*

Pão de aveia

A aveia é o grão mais recomendado para pessoas que precisar controlar a glicemia. O cereal é rico em fibras solúveis, que retardam a absorção da glicose e do colesterol. Além disso, é uma ótima fonte de ferro, magnésio, zinco, cobre e proteínas. Mais uma vez, as fibras diminuem o índice glicêmico, sendo ideal para ser consumido antes de um exercício físico mais prolongado.

Uma porção de 50 g contém: 130 calorias, 4 g de proteínas, 24 mg de carboidratos, 2 g de gorduras e 3 g de fibras.*

Pão de milho

A preparação do pão de milho utiliza o grão inteiro, sem retirar a casca. Esse processo resulta em um alimento rico em fibras e minerais (fósforo, potássio, ferro e zinco). Sem a presença do glúten, o pão de milho ainda é fonte de proteínas e vitaminas do complexo B.

Uma porção de 50 g contém: 146 calorias, 4 g de proteínas, 26 mg de carboidratos, 1,5 g de gorduras e 2 g de fibras.*


Pão sírio

Também conhecido como pão pita, o preparo desse tipo de pão se assemelha ao do pão francês, mas o resultado é um alimento com uma quantidade menor de gorduras e carboidratos. Por isso, o pão sírio representa uma boa opção para quem deseja variar a dieta sem consumir mais gorduras e calorias.

Uma porção de 50 g contém: 139 calorias, 6 g de proteínas, 33 mg de carboidratos, 1 g de gorduras e 2 g de fibras.*


*Valores aproximados

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: