Como aproveitar o churrasco sem sair da dieta

18/05/2012 às 15:093 min de leitura

Fonte: Thinsktock

Seja no verão ou no inverno, reunir os amigos ou a família para um churrasco faz parte da rotina dos brasileiros, valendo para todo tipo de comemoração ou mesmo só pelo motivo de juntar pessoas queridas para um almoço descontraído. Carne na grelha, acompanhamentos deliciosos, cerveja no gelo e conversa boa rendem momentos muito divertidos com a turma.

Porém, o consumo da combinação churrasco e bebida alcóolica, além de itens como maionese, pode ser uma verdadeira bomba calórica no seu corpo, fazendo a sua dieta ir por água abaixo. Ainda mais porque nesses eventos estamos mais relaxadas, beliscando os petiscos e as carnes sem pressa, tomando uma cervejinha, conversando e, quando nos damos conta, já consumimos muito mais do que deveríamos sem nem perceber.

É claro que é difícil resistir às tentações como uma boa picanha, mignon, linguicinha, espetinhos, pão de alho, maionese, queijo de coalho na brasa etc. Mas é possível poder aproveitar o churrasco de uma forma mais leve, sem exageros e contando com o consumo de outros alimentos disponíveis.

Fonte: Thinkstock

E saiba que você não precisa sofrer, passando a festa só com umas folhinhas de salada no prato. Você pode consumir as carnes e os acompanhamentos, mas de forma controlada, ficando de olho na quantidade e no nível calórico e evitando os itens mais gordurosos.

Confira mais algumas sugestões que o TodaEla tem para você com as indicações de Priscila Di Ciero, que é nutricionista especialista em Nutrição Esportiva.

Não chegue morrendo de fome

Pular o café da manhã e não se alimentar antes de ir para um churrasco pode ser um desastre para a sua dieta, além de fazer mal para o seu organismo. Agindo dessa forma, você chega ao evento com tanta fome que acaba exagerando no consumo dos alimentos, principalmente dos mais calóricos, que são os mais “visados” quando você está louca para comer.

De acordo com a nutricionista Priscila Di Ciero, é importante consumir alguma opção mais nutritiva e que sacie o estômago antes de partir para a festa. Assim, além de evitar aquela fome de exagerada, você começa o dia com uma refeição saudável.

Fonte: Thinkstock

“Costumo orientar meus clientes a tomarem meio copo de suco de frutas com um limão espremido e adicionar algum tipo de fibra que ajude na saciedade, como uma colher de sobremesa de farinha de banana verde com ágar-ágar (encontrados em lojas de produtos naturais)”, sugere Priscila.

Segundo ela, o limão ajuda a controlar a acidez sanguínea, que será causada pelo consumo de carnes, e a farinha de banana verde reduz a absorção de gordura.

Carne sim, mas de olho na quantidade

É claro que você não vai passar o dia em um churrasco sem comer um pedaço de carne. A não ser que você seja vegetariana. Entretanto, é preciso ficar atenta ao tipo de carne que você irá consumir.

Evite os cortes mais gordurosos como o cupim e a costela, deixando de lado também as linguiças de porco. Se você não resistir a um pedaço de picanha, escolha uma fatia fina e retire a capa de gordura dela.

A sugestão é escolher carnes mais magras como a alcatra, filé mignon e fraldinha. A média de consumo ideal é de 200 gramas para as mulheres e 300 gramas para os homens.

Se forem servidas opções como peito de frango ou peixes assados na churrasqueira, você pode optar por essas carnes com mais tranquilidade, pois possuem menor taxa de gordura e são mais fáceis de digerir.

Acompanhamentos

Um churrasco fica muito mais gostoso com os acompanhamentos tradicionais. Mas é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas como a maionese, que possui muita gordura, além do carboidrato das batatas. Tente não se render também ao consumo de pão de alho, pão francês, arroz branco e queijos.

Segundo a nutricionista, os acompanhamentos “amigos” são as opções como saladinhas de folhas verdes, palmito, azeitona, aspargos, tomate cereja, brócolis, couve flor e o grão de bico a vinagrete. Os vegetais grelhados como a cebola e o tomate também são boas opções. Deixe seu prato bem colorido e aproveite bem essas opções com a sua carne favorita.

Fonte: Thinkstock

Bebidas na medida

Se você adora uma cervejinha e acha que ela vai atrapalhar a sua dieta, você está certa. Porém, se você não resistir, é permitido o consumo moderado da bebida num dia de festa. Mas, sem exageros como indica a nutricionista Priscila: ”É importante limitar o consumo de uma dose de destilado ou no máximo duas latas de cerveja”.

De acordo com Priscila, para quem não toma bebida alcóolica, a limonada ou o suco de abacaxi (com ou sem hortelã) são ótimas opções, pois ajudam na digestão das carnes consumidas durante o churrasco.

No dia seguinte

Por mais que você tenha se controlado, um ou outro deslize durante um churrasco é fácil de acontecer. Por isso, você pode aproveitar o dia seguinte para dar uma segurada na alimentação e consumir algumas opções que vão dar uma desintoxicada no organismo. Além, é claro, de tomar bastante água.

“Sugiro sempre aos meus clientes que tomem chá de hibisco e/ou poranbaga para ajudar na redução da retenção de líquidos, que podem ser causadas pelos excessos do dia anterior”, sugere a nutricionista.
Uma boa dica também é cortar pela metade a quantidade de carboidrato de todas as refeições do dia para contrabalancear os eventuais exageros feitos no churrasco.

Fonte: Thinkstock

Dicas saudáveis

A nutricionista ainda dá mais algumas dicas para deixar o churrasco mais saudável, disponibilizando opções mais nutritivas, além das carnes e acompanhamentos convencionais.

“O que sempre recomendo aos meus clientes é levar (ou servir se o evento for na sua casa) opções como hambúrgueres de vegetais e palitos de legumes para serem assados com molho pesto, por exemplo”, comenta Priscila.

Na hora da sobremesa, o abacaxi docinho assado com raspas de casca de limão é muito saudável e ainda ajuda a digerir as carnes por conter a bromelina, que é uma enzima presente na fruta que ajuda a digerir proteínas.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: