Cidade chinesa instala catracas que só liberam passagem junto com semáforo

24/04/2017 às 11:481 min de leitura

Existem invenções que a gente demora um tempo para ver sua utilidade, mas também há aquelas que a gente jamais vai compreender. Na cidade de Wuhan, na China, foram instaladas catracas que “proíbem” que os pedestres atravessem as ruas fora da faixa ou enquanto o sinal estiver fechado.

Wuhan possui mais de 10 milhões de habitantes e se torna um verdadeiro caos em horários de pico. É nesses momentos que a maioria das pessoas ignora os sinais de trânsito e atravessa as ruas mesmo em momentos proibidos. As catracas instaladas prometem evitar esse caos, liberando a passagem apenas quando o semáforo estiver verde para os pedestres.

Como as catracas possuem uma altura muito baixa, tem gente questionando a eficácia do projeto; afinal, basta contornar a roleta ou até mesmo pular sobre elas para continuar caminhando e infringindo as leis naturalmente. Segundo as autoridades, os cruzamentos que já contam com esse sistema também possuem câmeras de vigilância; assim, os espertinhos terão os rostos expostos em monitores como forma de envergonhá-los.

Nada impede que pessoas contornem ou pulem as catracas

Caso a ideia bizarra funcione, as catracas serão instaladas em toda a cidade. Na China, os semáforos ficam até 90 segundos abertos para a passagem dos carros – em outros lugares do mundo, o tempo máximo é de 1 minuto. Isso faz com que as infrações dos pedestres cresçam juntamente com a própria inflação populacional. Alguns dizem que a falta de respeito é uma questão de costume, outros questionam que é culpa das autoridades. Enquanto isso, muita gente arrisca a vida atravessando fora da faixa e/ou com o sinal livre apenas para os veículos.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: