Poluição do ar: confira as cidades com os piores índices do mundo

23/10/2013 às 07:022 min de leitura

A imagem que você vê na abertura dessa matéria revela um grande problema que, infelizmente, faz parte da vida moderna: a poluição. Curiosamente, a fotografia é da cidade de Teerã, no Irã, que nem chegou a ser citada entre os lugares mais poluídos do mundo.

Para termos uma melhor dimensão do problema, segundo um anúncio feito na semana passada pela World Health Organization (WHO), 223 mil pessoas morreram de câncer de pulmão causado pela exposição à poluição somente em 2010. Desse número impressionante, calcula-se que metade das mortes tenha acontecido na China ou em outras partes da Ásia Oriental.

A WHO ressalta que o contato com a poluição do ar é cada vez mais nocivo em todo o mundo, especialmente em países industrializados. Além dessa revelação, a organização coloca a exposição à poluição (que é o simples fato de você sair na rua e respirar) na lista definitiva dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de câncer na população mundial. Esse contato já chega a ser mais perigoso para a saúde do que o tabagismo passivo.

Poluição ao redor do mundo

Fonte da imagem: Reprodução/Quartz

A poluição é medida a partir do número de partículas com menos de 10 micrometros de diâmetro em suspensão no ar. Curiosamente, os dados divulgados pelo WHO e compilados na tabela acima pelo site Quartz mostram que, ao contrário do que se pensa, são as cidades pequenas que registram os maiores índices de poluição.

A explicação para esse fenômeno está na presença massiva de indústrias nessas cidades ou em suas proximidades. Esse é exatamente o caso de Ahwaz, no sudoeste do Irã, que registra índices de poluição do ar muito maiores de cidades famosas por esse problema, como Nova Déli, na Índia, ou Pequim, na China.

Embora nenhuma cidade da América do Sul tenha aparecido no levantamento, vale lembrar que São Paulo também sofre com a poluição, com um índice que equivale a fumar quase 1,5 mil cigarros por ano, como mostramos aqui.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: