Bizarrices do Japão: conheça 7 dos estilos mais estranhos da moda oriental

17/02/2019 às 08:002 min de leitura

Como você sabe, os japoneses são mestres em inventar modas malucas, como a de lamber olhos, a de ter dentes tortos de propósito ou, ainda, o de usar barbas feitas de feijão. E essa criatividade toda, como você pode imaginar, também se estende ao vestuário.

Tanto que as ruas do Japão foram — e ainda são — palco do surgimento de estilos e sub estilos pra lá de estranhos que foram adotados por diversas “tribos” urbanas. E olha que não estamos falando de cosplays! Então, caro leitor, que tal conhecer sete modas bizarras que certamente atrairiam mais de um olhar espantado nas ruas aqui do Brasil? Confira:

1 – Decora

Também grafado como “dekora”, as seguidoras deste estilo usam e abusam de acessórios infantis supercoloridos. Mas, assim como ocorre com outras vertentes, esta aqui também tem uma variante, como é o caso do dark decora, cujos penduricalhos e badulaques dispensam as cores e são, em sua maioria, apenas pretos.

2 – Lolita

Basicamente, as Lolitas saem às ruas vestidas completamente de bonecas, incluindo vestidos inspirados no estilo rococó, perucas com cachinhos e mutos laços. E existem diversas variantes curiosas, como as góticas, as punks, as country, as “guro” — que parecem bonecas-cadáver —, as meigas, as “wa”, que vestem quimonos etc.

3 – Kogal

Você já deve ter visto várias seguidoras desta moda. As adeptas do estilo kogal perambulam pelas ruas com uniformes escolares, mas existem algumas regras: os cabelos devem ser louros, as meias precisam ser largas e ficar arrugadas nos tornozelos e as saias devem ser bem curtinhas. E, neste caso, também existe uma versão masculina, na qual os meninos podem desfilar com as madeixas descoloridas e vestindo roupas de escola.

4 – Visual Kei

Inspirados no visual extravagante das bandas de punk e rock, os seguidores do estilo visual kei circulam usando roupas cobertas de fivelas, correntes e outros acessórios ostensivos, além de capricharem na maquiagem e nos penteados superelaborados.

5 – Manba

Também conhecido como “Yamamba” — que, na verdade, é o nome de uma bruxa do Japão —, este estilo se tornou particularmente conhecido em 2004. Ele se caracterizava por adeptos que tinham a pele superbronzeada, cabelos ou perucas multicoloridos, lábios pintados de branco, maquiagem em tons pastel nas pálpebras e abaixo dos olhos, além de pequenos adesivos metálicos colados no rosto. Claro, isso sem falar das roupas e acessórios exagerados!

6 – Ganguro

Esta moda se tornou “démodé” no início de 2001, mas, mesmo assim, merece um lugar nesta lista. O pessoal adepto do estilo Ganguro, além de se submeter a sessões de bronzeamento artificial, costumava usar bastante maquiagem para escurecer ainda mais o tom da pele, que era ainda mais destacado com sombras brancas nos olhos e na boca. Além disso, muitos ganguros também usavam roupas espalhafatosas, sapatos plataforma e cabelos descoloridos.

7 – Kigurumin

Mais um estilo que saiu de moda, os seguidos do Kigurumin perambulavam pelas ruas vestindo fantasias de animais — normalmente personagens de desenhos ou games —, e carregando bolsas e mochilas de bichinhos, além de usar uma maquiagem inspirada nas ganguros.

***

E você, leitor, o que achou dos modelitos? Você já conhecia algum dos estilos que mostramos acima? Conhece alguém que foi — ou é — adepto de um deles? Em sua opinião, qual é o mais bizarro? Não deixe de contar para a gente nos comentários!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: