Chinês criou casal de “cães” por dois anos antes de saber que eram ursos

03/07/2015 às 10:502 min de leitura

Na vila de Yunnan, na fronteira entre a China e o Vietnã, vive um agricultor chinês chamado Wang Kayui. Dois anos atrás, enquanto plantava bananeiras em seu terreno, um vizinho do outro país apareceu por lá vendendo dois pequenos animais pretos, que supostamente seriam cachorros.

Wang se interessou pelos animais e decidiu comprá-los. Desde então ele tem cuidado e dado banho nos animais diariamente, sem nunca suspeitar de que houvesse algo de errado com eles. Afinal, eles eram muito bem comportados e possuíam apetites saudáveis. Isto é, até começarem a pesar mais de 45 kg cada um e a matar e comer as galinhas que o fazendeiro criava, mas até aí tudo bem.

Foi só quando leu alguns folhetos distribuídos pelo Departamento de Segurança Pública Florestal da China que o trabalhador rural finalmente descobriu que o que estava criando não eram cachorros. Os filhotes são exemplares do urso negro asiático, espécie cuja existência é considerada em situação vulnerável, segundo a União pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Isso acontece devido ao desmatamento das florestas em que esses animais vivem e da caça.

Um dos "cachorros" do agricultor Wang Kayui - Imagem: China News Network

Um novo lar

Wang então percebeu que, sem saber, estava mantendo ilegalmente em cativeiro animais que estão em risco de extinção. O agricultor então conversou com seus familiares e decidiu doar os animais para o Departamento, na esperança de que os animais pudessem ser devolvidos para a natureza.

Na última terça-feira (30), policiais buscaram os ursinhos, que foram transferidos para o Centro de Resgate da Vida Selvagem de Yunnan. Segundo um porta-voz da instituição, o casal de ursos está com ótima saúde. Agora os funcionários do local vão providenciar para que os animais se adaptem em seu novo lar.

Os animais em seu novo lar, no Centro de Resgate da Vida Selvagem de Yunnan - Imagem: China News Network

Mesmo que tenha criado os seus “cãezinhos” desde que eram muito pequenos, Wang teve muita sorte ao longo dos últimos dois anos. Os ursos negros asiáticos são uma espécie conhecida por frequentemente atacar humanos sem nenhuma provocação aparente.

Via EmResumo.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: