Spirit Steels: as esferas de aço gelam bebidas sem aguá-las

27/09/2013 às 05:492 min de leitura

Você gosta de bebidas bem geladas? Tanto em sucos quanto no uísque ou na caipirinha, o gelo é indispensável. Porém, às vezes essas bebidas podem ficar muito aguadas quando o gelo é usado em excesso. Agora, um projeto existente no Kickstarter (um site que apoia as inovações de profissionais do mundo inteiro e busca financiamento do público) está prestes a solucionar esse problema com um produto inovador.

O Spirit Steels traz esferas (e outros formatos) de aço, que gelam as bebidas sem deixa-las aguadas, utilizando os preceitos da física. Segundo informações dos criadores, o objetivo era desenvolver um dispositivo de resfriamento mais elegante, porém com uma tecnologia inovadora. Eles afirmaram que já existem outros dispositivos de resfriamento, que utilizam os princípios de condução através de um material sólido por convecção para transferir para o fluido circundante.

Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter

Já o Spirit Steels não só conta com os mesmos fundamentos, mas também utiliza um terceiro princípio, muito mais poderoso e que domina o efeito de resfriamento. As esferas têm uma fase de mudança material no seu interior, o que lhes permite absorver de 6 a 10 vezes mais calor do que as opções com metal sólido ou pedra-sabão.

Processo do produto

As peças do Spirit Steels devem ser colocadas no freezer de uma a duas horas para funcionarem perfeitamente, podendo ser usadas até para colocar na cerveja! Dentro delas existe um líquido, que faz o efeito do resfriamento ser tão eficaz. Entretanto, na página do projeto eles não especificam exatamente que líquido é esse, mas deixam claro que é algo seguro e que pode ser consumido sem perigos caso o produto rache durante o uso.

O fenômeno que acontece dentro de cada esfera é chamado de entalpia ou "calor" de fusão. O calor de fusão é a quantidade de energia necessária para converter um material de sólido para líquido. À medida que o sólido se transforma em líquido, o último estado não pode aumentar de temperatura até que todo o sólido tenha se liquefeito.

Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter

Dessa forma, quando as esferas de aço são colocadas no freezer, o líquido existente dentro delas congela, liberando uma grande quantidade de calor. Assim, quando elas são colocadas nas bebidas, as esferas absorvem a mesma quantidade de calor que foi liberado anteriormente. Isso faz com que a temperatura da bebida caia rapidamente e essa é a mágica do Spirit Steels. Confira abaixo mais detalhes no vídeo. 

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: