Ciência descobre a verdadeira composição dos nuggets de frango

07/10/2013 às 10:402 min de leitura

Uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos alerta para a qualidade da carne que está sendo utilizada para fazer os famosos nuggets de frango. A agência de notícias Reuters informa que pesquisadores do Mississippi descobriram o que ninguém gostaria de saber: cerca de 50% do alimento não era a carne branca – geralmente retirada do peito ou das coxas – que esperamos encontrar quando consumimos os empanados.

As análises foram feitas com nuggets de duas redes de restaurantes – que não foram identificadas – da cidade de Jackson. O primeiro teste mostrou que aproximadamente metade do nugget era carne branca e o restante era uma mistura de gordura, vasos sanguíneos e nervos. Já a segunda análise comprovou que o alimento era feito de 40% de carne branca, além de conter gordura, cartilagens e pedaços de osso.

“O que aconteceu é que algumas empresas optaram por utilizar uma combinação artificial de partes de frango (em vez da carne branca), misturá-la e fritá-la e ainda chamá-la de frango”, explica o pesquisador Dr. Richard D. deShazo, do Centro Médico da Universidade de Mississippi.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

A influência na alimentação

Os autores do estudo, que foi publicado no periódico American Journal of Medicine, ressaltam que os consumidores precisam ficar atentos a esse tipo de produto: “Trata-se de um derivado de frango rico em calorias, sal, açúcar e gorduras que é não é uma escolha nada saudável. E pior, tem um sabor delicioso, as crianças adoram e a publicidade é voltada para elas”.

Os nuggets examinados foram considerados adequados para a ingestão moderada, mas os pesquisadores se preocupam com a quantidade consumida, já que se trata de um produto prático, barato e que atrai as crianças.

A importância das informações nutricionais

Vale notar que duas amostras representam uma porção muito pequena de todos os nuggets que são produzidos no mundo, por isso, não é possível generalizar. De qualquer maneira, os cientistas lembram que é preciso estar atento às informações nutricionais desse tipo de alimento.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

“Os nuggets de frango tendem a ser alimentos ricos em gordura porque são empanados e fritos. Mas não há segredo do que é feito um nugget – a maior parte dos restaurantes dispõem das informações nutricionais na loja ou no site. E todas as embalagens de nuggets de frango devem conter por lei uma lista de ingredientes e a tabela nutricional completa, incluindo as gorduras”, explica Ashley Peterson, da National Chicken Council.

Por fim, os pesquisadores ressaltam que o objetivo da pesquisa não foi expor a indústria de frango ou as redes de fast food, mas sim lembrar aos consumidores que nem tudo o que é bom faz bem para a saúde.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: