Veja 12 cenas de filmes em que a equipe de filmagem aparece acidentalmente

16/05/2015 às 07:204 min de leitura

O cinema é considerado uma das grandes formas de expressão humana e tem maravilhado as pessoas desde a sua invenção, em 1895. No entanto, isso não significa que só o que se vê projetado na tela é a verdadeira arte, uma vez que mesmo para o filme mais simples acontecer é necessária pelo menos uma pessoa com uma câmera e uma ideia.

São justamente essas pessoas, as que fazem a mágica do cinema acontecer, que vamos mostrar aqui. Só que não onde elas habitualmente ficam, atrás das câmeras, mas sim em pequenas e acidentais aparições na frente delas.

1. Tubarão (1975)

Nesse filme de Steven Spielberg, na cena em que os pescadores da cidade costeira de Amity Island partem para caçar o tubarão que está aterrorizando as praias da região, há uma tomada que mostra várias embarcações agrupadas, se afastando da tela.

No entanto, como você pode ver na indicação feita na imagem acima, em um dos barcos há um operador de câmera e um contrarregra segurando um difusor de luz. Ei, alguém tinha que registrar a ação, não?

2. Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993)

Logo na cena inicial desse outro filme de Spielberg, quando um dos funcionários do Parque sobe na gaiola do velociraptor para abrir um portão, o bicho balança a estrutura, fazendo com que o homem caia.

Nessa hora, podemos ver por uma fração de segundo a mão de alguém tentando aparar a queda do figurante, indicada na foto. Na cena seguinte, que mostra toda a área em volta da gaiola, não há ninguém próximo ao ator que pudesse ter amortecido a queda.

3. Coração Valente (1995)

Nesse longa, Mel Gibson interpreta a figura histórica William Wallace, escocês que liderou uma revolta popular para tentar livrar seu país da tirania inglesa durante a Idade Média.

Quando o personagem de Gibson está em um casamento, ele participa de uma competição de atirar rochas contra Hamish, interpretado por Brendan Gleeson. Wallace, depois de perder a disputa, desafia o amigo a acertar um arremesso em sua cabeça, e nesse momento um membro da equipe de filmagens passa no fundo da cena, de boné e casaco escuros.

4. Titanic (1997)

Esse é talvez um dos erros de gravação mais conhecido de todos, pois é citado em diversas matérias e coletâneas sobre erros no cinema.

Aqui o cameraman não aparece diretamente na tela, mas sim o seu reflexo, que fica evidente nos vidros de uma das portas de acesso ao salão de jantar da primeira classe do navio transatlântico, por onde Jack entra para encontrar Rose.

5. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Spielberg ataca novamente, dessa vez em um filme de guerra. Aqui, depois de finalmente encontrarem o personagem citado no título do longa, os soldados liderados pelo capitão John H. Miller (Tom Hanks) precisam cumprir uma última missão: explodir uma ponte para impedir o avanço alemão.

Enquanto dois dos personagens correm para segurança através da estrutura, pouco antes de as Forças Aliadas bombardearem a área, é possível ver um cameraman e um operador de cabos no canto inferior direito da tela.

6. Matrix (1999)

No primeiro filme da trilogia dirigida pelos irmãos Wachowski, Morpheus leva Neo para conhecer a Oráculo e há um close na maçaneta da porta do apartamento em que a personagem mora.

Os diretores perceberam que não haveria como filmar a cena naquele ângulo sem que a câmera aparecesse, por isso tentaram disfarçá-la como uma parte da roupa do mentor de Neo. Você consegue notar o ponto em que uma tira de pano verde ao lado do equipamento tenta simular a gravata do ator Lawrence Fishburne?

7. Gladiador (2000)

O longa-metragem de Ridley Scott, protagonizado por Russel Crowe, ganhou o Oscar de melhor filme por contar a história do romano Maximus Decimus Meridius. General responsável por grandes vitórias, ele é traído pelo novo imperador e vendido como escravo, mas ressurge como gladiador.

Após a abertura do filme, quando Maximus lidera seus soldados na Batalha da Germânia, ele dá uma maçã a um de seus cavalos. Nesse momento, um membro da produção passa no fundo da cena com um equipamento de captação de som. Ou talvez tenha sido o primeiro soldado na história a usar calças jeans e suéter.

8. Pequenos Espiões (2001)

Em uma das primeiras tomadas do longa, a personagem Ingrid Cortez está supostamente sozinha em seu quarto, diante de uma penteadeira com três espelhos.

Porém, no canto do espelho mais à direita, dá para ver o diretor Robert Rodriguez aparecendo inadvertidamente na cena enquanto aponta uma câmera particularmente grande para a atriz Carla Gugino.

9. Velozes e Furiosos (2001)

No racha final entre Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker), eles atravessam uma linha de trem por um triz, apenas para o carro de Dom se chocar contra um caminhão segundos depois.

Na cena em que o Dodge Charger R/T 1970 está capotando por cima do carro do policial infiltrado, podemos ver o dublê que executou a manobra no lugar em que deveria estar o personagem de Diesel. Obviamente o ator não iria realmente executar a façanha sozinho, mas a filmagem deixa bem claro o capacete amarelo do piloto.

10. Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Durante um duelo entre Harry e Draco Malfoy na aula de Defesa Contra as Artes das Trevas ministrada pelo professor Gilderoy Lockhart, o menino que sobreviveu acerta uma magia no aluno da Sonserina, que literalmente cai de bunda aos pés do professor Snape.

Quando o personagem interpretado por Allan Rickman vai puxar o garoto loiro para cima, um operador de câmera aparece no canto esquerdo da tela, ajoelhado entre as crianças que assistem à disputa.

11. Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003)

Na última cena do primeiro longa da franquia protagonizada por Johnny Depp, o Capitão Jack Sparrow finalmente retoma o controle de seu navio pirata, o Pérola Negra do título.

Quando ele percebe que todos olham com admiração para ele, que estava demonstrando afeto pela embarcação, ele vira para a tripulação e grita “Ao convés, cães sarnentos!”. Nesse momento, um membro da equipe de filmagens aparece no canto esquerdo da cena usando chapéu de cowboy, óculos escuros e uma camiseta branca.

12. Crepúsculo (2008)

E para fechar a lista, temos uma dose dupla de operadores de equipamentos aparecendo em cenas diferentes do filme baseado no primeiro livro da série escrita pela autora americana Stephenie Meyer.

Quando a personagem Bella Swan chega para o seu primeiro dia na escola nova, o reflexo do operador de microfone pode ser visto no para-brisa de sua picape. Depois, quando Edward Cullen está dirigindo, ele passa pelo carro de Billy Black, pai de seu rival. Enquanto os dois se encaram, é possível ver o reflexo do cameraman na janela de trás do carro do vampiro.

E você, já tinha notado alguma dessas pequenas falhas nesses filmes famosos?

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: