publicidade

Parece, mas não é: veja 8 imagens falsas que bombaram na internet

13/10/2015 às 04:503 min de leitura

De informações e imagens falsas, a internet está cheia. Em grande parte dos casos, um pouco de atenção e uma pesquisa rápida solucionam a grande dúvida: é ou não é verdade? Contudo, vez ou outra, algumas fotos viralizam de uma maneira rápida e não há quem confirme se a notícia é falsa. Neste mini, vamos listar 8 situações que foram comprovadas como montagens.

Na lista, inserimos fotografias que bombaram nas páginas da internet – incluindo sites renomados – e no Facebook.

1 – Corpo ideal dos anos 50

A internet ama criticar o “corpo ideal” definido pelo mundo da moda, não é mesmo? Os desfiles utilizam modelos magérrimas, mas isso não agrada o público em geral. Por conta disso, uma imagem rodou a web demonstrando os aspectos físicos femininos considerados ideais para a década de 50.

Entretanto, a moça na foto é uma atriz de entretenimento adulto chamada de Aria Giovanni, que nasceu em 1977. Certamente, a data passa longe da especulada, não é mesmo?

2 – Garoto sírio que perdeu os pais

Em meados do ano passado, uma foto que demonstrava um garoto sírio deitado ao lado das covas dos pais chocou o Facebook. A imagem, que comoveu muitos a compartilharem em seus feeds, não era uma montagem, mas tinha uma história diferente da divulgada na internet.

Contudo, o menino, chamado de Ibrahim, é o sobrinho de Abdel Aziz Al-Atibi, um fotógrafo árabe que criou um projeto artístico para demonstrar os horrores da guerra. Após a viralização do conteúdo, o rapaz revelou novos ângulos para demonstrar que se tratava apenas de um ensaio fotográfico. Pelo menos, o projeto atingiu o propósito original, não é mesmo?

Galeria 1

3 – Papa demonstra seus poderes “mágicos”

Recentemente, um vídeo que demonstrava o Papa Francisco exercendo seus dotes mágicos viralizou na internet. Para completar, o trecho era enfeitado com as manchetes da CNN. Apesar de o pontífice ser conhecido pelo carisma, infelizmente ele não é um exímio animador de festas.

O clipe era uma montagem – de altíssima qualidade, por sinal – em computação gráfica pelo programa Ellen DeGeneres Show, feita para celebrar a visita do Papa aos Estados Unidos. Bem que esse aqui poderia ser verdade, né?

4 – Anúncio duvidoso da Coca-Cola

Durante algum tempo, um suposto anúncio da Coca-Cola contendo uma ação de marketing de mau gosto brotou na internet. Na imagem, a empresa de refrigerantes colocou a seguinte frase ao lado de ditadores e conquistadores da História: “Apenas um [Coca-Cola] realizou uma campanha que conquistou o mundo”.

Apesar de ser muito bem-feita, a publicidade foi criada por uma agência texana, chamada de The Richards Group, para um jornal. Portanto, o anúncio não foi feito pela instituição ou por nenhum de seus rivais.

5 – Turista nova-iorquino que capturou o momento perfeito

A cada aniversário do acidente de 11 de setembro, em Nova York, uma montagem clássica circula as redes sociais, a internet e, até mesmo em algumas matérias sérias da televisão. A imagem retrata um turista no topo de um prédio no momento em que um dos aviões atingiu o World Trade Center. Entretanto, trata-se de uma edição de foto.

6 – Presidente Bush lê um livro de ponta cabeça

Essa foto segue a mesma tendência do item acima. O antigo presidente dos EUA, Geroge W. Bush, teve o seu governo duramente criticado, e também não escapou das montagens. A foto abaixo foi editada para implicar a “inteligência” do político, que o retrata segurando um livro de cabeça para baixo. Contudo, a cena não passa de uma edição de sua visita a uma escola em Houston, em 2002.

7 – Cachorros com tosa quadrada

Essa imagem é, talvez, a mais próxima de ser real da nossa lista. Há pouco tempo, algumas fotos que retratavam tosas de cachorros fora do convencional circularam no Facebook. Nas imagens, os animais ganhavam um corte quadrado que os deixavam com cara de pão de forma.

A história divulgada na época dizia que se tratava de um serviço de um pet shop japonês. Entretanto, parte dos cortes eram feitos em bonecos, enquanto outras cenas foram retiradas de uma ação única que aconteceu em Taiwan. Portanto, os orientais não têm o costume de dar aparências estranhas para os seus pets.

Galeria 2

8 – Trovões em um vulcão

A BBC é uma emissora mundialmente renomada e famosa por diversos tipos de notícias, coberturas e documentários. Durante o curta “Patagonia: Earth’s Secret Paradise”, a empresa colocou um trecho surreal em que trovões se destacam durante uma erupção vulcânica. E, de fato, a coisa toda era perfeita demais para ser verdade.

Apesar de o fenômeno natural realmente existir, a seção utilizada pela BBC era falsa. No vídeo, foram utilizados pedaços de uma tempestade filmada em 2011 e uma erupção de 2015.

Você conhece alguma imagem viral que era falsa? Comente no Fórum do TecMundo

Via TecMundo.

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: