7 groupies que mudaram a história do rock

19/06/2017 às 15:002 min de leitura

Praticamente toda banda de rock que fez sucesso nos anos 60 e 70 tinha uma legião de fãs que a seguiam para todos os cantos do mundo. Essas mulheres – e até adolescentes – acabavam se envolvendo com os músicos de todas as formas possíveis, principalmente de maneira sexual. Algumas, entretanto, concretizaram o sonho de se casar com seus ídolos, mas a maioria delas fez sucesso apenas pela idolatria.

As groupies, como eram conhecidas, inclusive influenciavam os bastidores dos grupos, interferindo nas músicas e até servindo de inspiração para algumas letras. O rock deve muito a essas mulheres, que ajudaram e atrapalharam seus ídolos praticamente com a mesma intensidade. Confira algumas das mais famosas:

1. Pamela Des Barres

Essa é uma das mais famosas groupies de todos os tempos, tanto que sua história inspirou o filme “Quase Famosos”, de 2000. Ela teve casos com Mick Jagger, Jimmy Page, Keith Moon, Jim Morrison e muitos outros. Pamela, que está prestes a completar 70 anos, escreveu dois livros de memórias contando sua vida atrás de bandas de rock.

Pamela Des Barres e Alice Cooper

2. Sable Starr

Sable foi uma das maiores representantes da geração “baby groupies”, ou seja, meninas na faixa dos 12 aos 15 anos que seguiam os ídolos da música. O cantor Iggy Pop chegou a citá-la na canção “Look Away”, alegando ter dormido com Sable quando ela tinha apenas 13 anos.

Sable Starr e Stiv Bators

3. Lori Maddox

A garota tinha apenas 14 anos quando assumiu namoro com o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, que tinha o dobro de sua idade na época. O relacionamento dos dois foi um escândalo, mesmo com Lori afirmando que perdera a virgindade com David Bowie quando era ainda mais nova. Ela foi introduzida no mundo das groupies por Sable Starr.

Jimmy Page e Lori Maddox 

4. Cynthia Albritton

Mais conhecida como Cynthia Plaster Caster, esta groupie fez fama no mundo do rock por conta de uma lenda: diziam que, além de dormir com os astros da música, ela fazia moldes em gesso dos pênis desses artistas! Ela tinha 18 anos quando começou a se envolver com famosos do calibre de Jimi Hendrix e Jon Langford.

Cynthia Plaster Caster

5. Nancy Spungen

Nancy seguiu bandas como New York Dolls e Ramones em shows ao redor do mundo, até que começou a namorar Sid Vicious, do Sex Pistols. O relacionamento de ambos foi bastante conturbado, tanto que ele foi apontado como o assassino de Nancy em outubro de 1978. Até hoje a história é confusa: Sid chegou a ser preso, tentou se matar na cadeia e foi solto após pagar fiança. Ele morreu de overdose poucos meses depois.

Nancy Spungen e Sid Vicious

6. Bebe Buell

A mãe da atriz Liv Tyler conta que o pai da garota, o vocalista Steven Tyler, do Aerosmith, não foi seu único amor no rock: ela se envolveu com Elvis Costello, Rod Stewart, Stiv Bators, George Harrison, entre outros.

Bebe Buell e Stiv Bators

7. Anita Pallenberg

A groupie teve um intenso caso com Brian Jones, um dos fundadores dos Rolling Stones, até que trocou o músico por Keith Richards, seu companheiro de banda. Jones entrou em depressão e se afundou nas drogas, até ser expulso do grupo depois de 1 ano. Anita e Keith acabaram se casando. Frequentemente, ela dava pitacos nos álbuns dos Rolling Stones, sendo considerada até uma integrante não oficial da banda.

Anita Pallenberg e Keith Richards: os dois tiveram 3 filhos juntos

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: