publicidade

Identidade do Homem da Máscara de Ferro pode ter sido finalmente desvendada

10/05/2016 às 12:562 min de leitura

Você deve se lembrar do filme “O Homem da Máscara de Ferro”, de 1998, certo? No longa é revelado que o Rei Luís XIV da França tem um irmão gêmeo — ambos os personagens são interpretados por Leonardo DiCaprio — que é mantido preso em um lugar isolado com uma máscara de ferro no rosto.

A trama foi baseada na história de um cara que foi capturado em 1669 e mantido preso na Bastilha e em outras prisões francesas até a sua morte, mais de 30 anos depois. No entanto, a identidade do homem da máscara de ferro jamais foi revelada, e esse mistério chegou a intrigar figurões como Voltaire e Alexandre Dumas — que, por sinal, foram os responsáveis por popularizar o rumor do gêmeo do monarca francês.

Mistério desvendado?

De acordo com Kacey Deamer, do portal Live Science, agora, 350 anos depois, Paul Sonnino, um professor de História da Universidade da Califórnia, lançou um livro que trata de explorar a real identidade do misterioso homem da máscara de ferro. Segundo relata, a maioria dos historiadores acredita que o nome do prisioneiro era Eustache Dauger, e que ele, na verdade, apenas usava a famosa máscara ocasionalmente — e que ela não era de ferro, mas de veludo!

Voltaire e Dumas ajudaram a popularizar o mito do irmão gêmeo do Rei

Sonnino passou 30 anos investigando a vida de Dauger — período em que analisou correspondências da época, registros históricos e outros documentos — e determinou que ele foi um pajem a serviço do tesoureiro do notoriamente corrupto Cardeal Mazarin. O religioso foi o principal ministro de Luís XIV e acumulou uma enorme fortuna ao longo da vida.

O professor descobriu em suas investigações que parte da riqueza do cardeal havia sido surrupiada dos reis britânicos. Sonnino ainda acredita que Dauger provavelmente desconfiava que o cardeal havia “desviado” verbas do monarca também e deve ter dado com a língua nos dentes.

Com isso, o pajem acabou sendo preso e foi informado de que, se sua identidade fosse revelada a alguém, ele seria imediatamente executado — e, então, assim teria nascido o mito do misterioso Homem da Máscara de Ferro.

***

Você imaginava qual era a identidade do Homem da Máscara de Ferro? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: